Caso de ministro constrange STJ em meio a debate de código de ética Foto: Sergio Amaral/STJ IMPORTUNAÇÃO SEXUAL

Caso de ministro constrange STJ em meio a debate de código de ética

Tamanho do texto:

filha de amigos próximos do ministro, alega que Buzzi tentou agarrá-la durante um banho de mar,

O ministro do STF Marco Aurélio Gastaldi Buzzi solicitou, nesta semana, afastamento do cargo após ser acusado de assediar sexualmente uma jovem de 18 anos. O pedido ocorre em meio à divulgação do caso. A jovem, filha de amigos próximos do magistrado, afirma que ele tentou agarrá-la durante um banho de mar.

O episódio teria ocorrido em janeiro, em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, quando ela estava acompanhada dos pais. Na última quinta-feira (5), a jovem prestou um depoimento de quase duas horas a magistrados da Corregedoria, em Brasília, no qual relatou detalhes do suposto abuso. Ela também procurou a Polícia Civil de São Paulo, que realizou o atendimento.

Diante dos fatos, o STF abriu uma sindicância interna para apurar a acusação de importunação sexual atribuída ao ministro Marco Aurélio Buzzi. Os ministros designados para conduzir o procedimento vão analisar o conteúdo da denúncia. Buzzi nega qualquer irregularidade. Já o ministro pediu licença médica de pelo menos 10 dias.

Quem é Marco Aurélio Buzzi?

Natural de Santa Catarina, Marco Aurélio Buzzi iniciou a carreira na magistratura estadual no começo da década de 1980. Posteriormente, atuou como desembargador do Tribunal de Justiça do estado. Em 2011, durante o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), passou a integrar a 2ª Seção da Corte, especializada em Direito Privado.

Defesa se manifesta sobre o caso

“O ministro Marco Buzzi informa que foi surpreendido com o teor das insinuações divulgadas por um site, as quais não correspondem aos fatos. Repudia, nesse sentido, toda e qualquer ilação de que tenha cometido ato impróprio”, afirmou.

Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.

Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Compartilhar:

Relacionados