Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ativaweb registrou 887.416 interações do atual governador do Distrito Federal
A situação do atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), piorou nos últimos dias com a crise do Banco Master, que pode atingir diversos políticos pelo país. A operação Compliance Zero expôs fragilidades na gestão e mostrou um cenário distante daquele da sua reeleição, conquistada ainda no primeiro turno há três anos, com 50% dos votos.
Levantamento da Ativaweb registrou 887.416 interações que misturam pânico financeiro, narrativa criminal e impacto político direto. Desse total, as menções negativas sobre Ibaneis atingem 61% desse volume; 29% foram neutras e 10%, positivas. O governador tem 204 mil seguidores e forte presença nas redes.
“O cruzamento mostra uma associação do nome de Ibaneis com Master, BRB, fraude, corrupção, crise, Operação da Polícia Federal. Essa mistura é danosa porque aproxima o governador do imaginário da crise, mesmo sem ligação direta. A operação Compliance Zero não é apenas mais um capítulo do noticiário. É uma força política capaz de redesenhar o cenário do Distrito Federal, reposicionar candidatos e influenciar a disputa em 2026”, diz o publicitário Alek Marakajá, dirigente da Ativaweb.
Para Alek, o cenário, com apreensões milionárias, imagens de dinheiro apreendido e aviões particulares , desencadeou o maior escândalo político-financeiro da história recente do DF.
O BRB se tornou um dos principais focos da crise. O banco afastou imediatamente o presidente Paulo Henrique Costa e três diretores. Além disso, sofreu 77,4% de menções negativas, impulsionadas por termos como “PCC”, “fraude”, “rombo” e “risco”, que dominaram os feeds e ampliaram o desgaste. O impacto alterou a geografia política do Distrito Federal e pode mexer no tabuleiro eleitoral de 2026. Ibaneis perde força, mas tenta recalibrar sua estratégia para buscar uma vaga no Senado.
Ibaneis Rocha tenta blindar sua imagem enquanto sua gestão aparece como parte do ambiente institucional atingido pela crise.
Celina Leão, favorita nas pesquisas, sofre pressão para se descolar do caso.
Ricardo Capelli cresce como oposição dura.
José Roberto Arruda, liberado para concorrer, reacende memórias de antigos escândalos.
Reguffe ganha espaço como símbolo de integridade.
Grass e Paula Belmonte tentam ocupar a lacuna deixada pelo caos.
Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.
Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!