Debate sobre inteligência artificial chega aos partidos e eleição Foto: divulgação

Debate sobre inteligência artificial chega aos partidos e eleição

Tamanho do texto:

Tecnologia será usada em Brasília mediante os parlamentares

A inteligência artificial chegou para ficar e já faz parte do nosso dia a dia, principalmente em ambientes de trabalho. Em Brasília, no meio político, não foi diferente. A deputada Renata Abreu (Podemos-SP), presidente nacional do Podemos e da Frente Parlamentar de Dados Abertos e Governo Digital, falou sobre o tema.

“Se a gente não se reinventar, a gente morre. Estamos vivendo uma nova era e uma nova forma de viver em sociedade. Somos cidadãos do século 21 lidando com instituições políticas concebidas no século 18. Precisamos nos preparar para as novas tecnologias”, disse Renata Abreu.

No último dia 15, em Brasília, um evento promoveu o debate sobre inteligência artificial, reunindo parlamentares, representantes de big techs como o Google, especialistas, pesquisadores e autoridades do meio jurídico e político.

O presidente da Fundação Juntos Podemos, João Lucas Monteiro, afirmou esperar que o debate continue no Parlamento e na sociedade sobre o papel da inteligência artificial no futuro do país. Renata Abreu elogiou a iniciativa da fundação, em parceria com a Frente que ela dirige, e destacou o investimento em formação promovido pela entidade.

Ela também ressaltou que essa iniciativa se soma à ida de dirigentes à Universidade de Salamanca, na Espanha, para um curso sobre o tema, e à futura participação de 20 prefeitos do Podemos na maior feira digital do mundo, a Smart Cities, em Barcelona.

A deputada Luiza Canziani (Podemos-PR), também presente no evento, elogiou o seminário:

“Eu tenho paixão por esse tema e tenho como missão lutar pela inovação aqui em Brasília. As novas tecnologias vão impactar tudo e permeiam todas as áreas da nossa vida. Mais da metade dos professores já utiliza a ferramenta em sala de aula. Falar de IA é falar de preparar nossas crianças para serem humanas”, disse a parlamentar, que integra o Grupo de Trabalho de Regulamentação da Inteligência Artificial no Congresso Nacional.

O deputado Maurício Marcon (Podemos-RS) participou da mesa de abertura, e durante o evento o deputado Ícaro de Valmir tomou posse como vice-presidente da Frente Parlamentar.

O seminário abordou temas como “IA no Brasil: inovação e competitividade”, “ética e regulação”, “políticas públicas” e “inteligência artificial nas eleições”. Entre os palestrantes estiveram Beatriz Nóbrega de Sá, presidente do Instituto OpenBR; Camila Romero, da Secretaria de Governo Digital; Luiz Moncau, representante do Google; Ricardo Calciolari, diretor acadêmico da Fundação Juntos Podemos; Filipe Pereira, presidente estadual do Podemos-RJ; Alfredo Martinez, doutor em Relações Internacionais; e o ex-ministro do TSE, Joelson Costa, entre outros.

Também participaram os deputados Bruno Ganem (Podemos-SP), Glaustin da Fokus (Podemos-GO), Ícaro de Valmir (PL-SE), Raimundo da Pesca (Podemos-BA), Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), Victor Linhalis (Podemos-ES), Romero Rodrigues (Podemos-PB), Felipe Francischini (União Brasil), Júnior Bozella (União Brasil) e Filipe Pereira (Podemos-RJ).

🎥 Curtiu esse conteúdo?
Tem muito mais esperando por você.
Entrevistas completas, e-books e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.
🔒 Seja Membro MyNews e tenha acesso ao que vai além da notícia.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Compartilhar:

Relacionados