“É perceptível a queda da qualidade do médico”, diz Temporão José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde, defende recertificação dos médicos e critica lobby do setor privado de saúde ! Foto: Reprodução

“É perceptível a queda da qualidade do médico”, diz Temporão

Tamanho do texto:

Ex-ministro da Saúde defende avaliação constante dos alunos e também dos profissionais e critica o lobby do setor privado no Congresso

Ex-ministro da Saúde nos governos de Lula e Dilma Rousseff, o médico sanitarista José Gomes Temporão exalta a importância de ser aplicada uma prova como a do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), critica o resultado e aponta sugestões para a correção da má formação dos alunos e médicos no país.

Em entrevista ao MyNews, Temporão afirma ser “perceptível a queda da qualidade do médico” hoje em dia. E não só de agora.

“Aqueles que como eu fomos formados há mais de 30 anos, percebemos essa queda de qualidade. É perceptível a queda de qualidade do médico”, disse Temporão.

Veja mais: MEC divulga resultados do Enamed 2026: 30% dos cursos de Medicina têm desempenho ruim

Pesquisador da Fiocruz e membro da Academia Nacional de Medicina, o ex-ministro falou também sobre o forte lobby do setor privado de medicina no Congresso Nacional e defendeu a necessidade de “recertificação” de todos esses profissionais.

“É preciso com frequência revalidar o diploma fazer uma recertificação. Mas estamos longe de discutir isso. Estamos ainda discutindo a qualidade do ensino médico. É um espanto o alto índice de escolas com desempenho medíocre. O que esperar desses profissionais!?”, afirmou.

Outro alerta que faz é o índice de que 50% dos médicos que se formam não fazem residência médica.

“Vão direto da faculdade para o atendimento da população, em postos, hospitais, UPAs, emergências. Eles precisam de mais experiência”.

Veja mais: Mensalidades de luxo para uma formação reprovada na medicina

Temporão defende que a avaliação dos alunos de medicina comecem cedo no curso, e que seja algo constante durante a graduação.

Acompanhe abaixo a íntegra da entrevista de Temporão ao MyNews:

 

 

Relacionados