Galípolo durante evento na Associação dos Bancos e detalhou processo de liquidação do Banco Master ! Foto: Divulgação/ABBC
Presidente do BC se manifesta sobre escândalo, compara banco de Vorcaro a time de futebol da Série C e agradece a Lula e Haddad
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, comentou hoje o escândalo do caso do Banco Master, liquidado pela instituição, e defendeu a atuação do BC à frente desse processo. Ele recorreu a uma metáfora do futebol para se referir ao Master e diz não entender a “comoção” causada com a repercussão do caso.
Galípolo afirmou que o banco de Daniel Vorcaro era da “terceira divisão”, ou seja, fora da elite do sistema financeiro.
“Por que um time da Terceira Divisão está causando essa comoção? Difícil foi liquidar um Bamerindus, um Econômico, o Nacional. Esses eram bancos com relevância sistêmica”, afirmou o presidente do BC.
Galípolo falou na Associação dos Bancos, em São Paulo. A expectativa dos presentes era sobre uma fala à respeito do Master. O dirigente do Banco Central fez dois agradecimentos de autoridades do Executivo, além de elogiar a atuação de sua equipe no BC na condução da liquidação do Master .Ele citou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“Agradeço demais ao ministro Fernando Haddad, que vem dando declarações reiteradas de apoio e preciso dizer que hoje é minha vez de dizer que agradeço a Deus de estar passando por um processo como esse, tendo Lula como presidente da República. E a fala dele de garantir autonomia do Banco Central, e da Polícia Federal”.