Ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, condenado por tentativa de golpe, é preso no Paraguai — Foto: Polícia Paraguaia

Ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, condenado por tentativa de golpe, é preso no Paraguai

Tamanho do texto:

Ele estava com documentos falsos e buscava embarcar para El Salvador

Nesta sexta-feira (26), o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso durante a madrugada ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai. Ele tinha como destino El Salvador.

Silvinei Vasques estava em Santa Catarina quando conseguiu romper a tornozeleira eletrônica. Na sequência, as autoridades tomaram ciência do ocorrido e iniciaram as buscas pelo ex-diretor. Países vizinhos foram alertados, entre eles Colômbia, Paraguai e Argentina. No momento da tentativa de embarque, ele utilizava documentação falsa.

O ex-diretor integrou o chamado “núcleo 2” da organização criminosa e atuou para monitorar autoridades e impedir a votação de eleitores, especialmente no Nordeste, por meio de operações da Polícia Rodoviária Federal no segundo turno das eleições. Por esses crimes, a Justiça o condenou a 24 anos e 6 meses de prisão.

+ Moraes concede prisão domiciliar a Heleno, que deixa o Comando Militar

Além dessa condenação, Silvinei também recebeu sentença na Justiça Federal do Rio de Janeiro por uso político da estrutura da PRF durante a campanha eleitoral de 2022, em ação movida pelo Ministério Público Federal. Ele chegou a ser preso há dois anos, mas deixou a prisão e passou a cumprir medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.

Não é a primeira tentativa de fuga envolvendo condenados na trama golpista. O ex-deputado federal Alexandre Ramagem conseguiu fugir para os Estados Unidos, e o próprio Jair Messias Bolsonaro tentou romper a tornozeleira eletrônica, mas não obteve sucesso.

Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.

Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados