Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Processo contra o ex-parlamentar é retomado pelo ministro Alexandre de Moraes
O deputado cassado Alexandre Ramagem (PL-RJ) está foragido após deixar o Brasil em meados de 2025 com destino aos Estados Unidos. Mesmo fora do país, ele prestou interrogatório por videoconferência ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (05). Ramagem foi condenado por integrar a tentativa de golpe de Estado ocorrida entre 2023 e 2024.
A oitiva durou quase uma hora. O ex-parlamentar respondeu às perguntas mediadas por uma juíza auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes e contou com a presença de seu advogado. Segundo a TV Globo, Ramagem negou a prática dos crimes de dano qualificado e de deterioração de patrimônio tombado.
+ Droga segue forte no RJ, ainda que discurso de segurança minimize
O STF decidiu ouvir Ramagem após retomar a ação penal contra o ex-deputado pelos dois crimes cometidos após sua diplomação como deputado federal, há três anos. Os delitos dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado ocorreram em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
A ação voltou a tramitar depois que Ramagem perdeu o mandato, cassado pela Mesa Diretora da Câmara no ano passado, o que resultou na perda da imunidade parlamentar concedida pelos colegas de bancada. Em setembro, a Justiça condenou o ex-parlamentar a 16 anos de prisão por outros três crimes praticados antes de sua diplomação, no fim de 2022. Mesmo antes do julgamento, ele concorreu à Prefeitura do Rio de Janeiro e perdeu no primeiro turno para Eduardo Paes.
Após a decretação da prisão, Ramagem fugiu para os Estados Unidos e se tornou o único condenado que não cumpre a pena. Alexandre de Moraes solicitou às autoridades norte-americanas a extradição do ex-deputado para ele cumprir a condenação imposta.
Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.
Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!