Independência dividida: soberania x anistia racha Brasil nas redes No dia do desfile do 7 de Setembro, bolsonaristas e petistas vão às ruas disputar suas bandeiras ! Foto: Evandro Éboli / MyNews ATIVAWEB/EXCLUSIVO

Independência dividida: soberania x anistia racha Brasil nas redes

Das redes para as ruas, a guerra virtual entre petistas e bolsonaristas vai ganhar as ruas neste domingo, com mobilizações dos dois lados

O Dia da Independência virou uma guerra virtual, uma batalha de hashtags nas redes entre Lula e Bolsonaro. Uma disputa que, neste domingo, sairá das redes e irá para as ruas. Coisas dos seguidores dos dois lados, que prometem manifestações. De um lado, a favor de anistia de Bolsonaro. De outro, por sua condenação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas últimas 24 horas, a Ativaweb, especializada em levantamento digital, registrou  3,7 milhões de menções  sobre o 7 de Setembro.

O estudo mostra que a data deixou de ser apenas um ato cívico e passou a ser o maior campo de batalha digital do Brasil, com os dois principais líderes políticos do país liderando exércitos digitais em lados opostos. Desse total, 51% das menções partiram de perfis alinhados a Bolsonaro. Mesmo sem usar suas redes de forma ativa, o ex-presidente prova a força de sua militância digital: uma tropa disciplinada, leal e combativa, que mantém sua conta viva e mobilizada em silêncio, diz o publicitário Alek Maracajá, CEO da Ativaweb e destacado analista digital.

Leia Mais: No 7 de Setembro de Lula, Esplanada vira “outdoor” de propaganda

Do outro lado, 47%* vieram de perfis ligados a Lula, que vive um momento de “crescimento acelerado, furando bolhas, conquistando novos segmentos e ampliando trincheiras com narrativas de soberania e democracia”, avalia Maracajá. Apenas 2% da população digital se manteve neutra, um número irrelevante diante da polarização.

O Brasil tem hoje 188 milhões de pessoas conectadas à internet. Esse volume, de 3,7 milhões de menções, equivale a cerca de 2% da população conectada do país, mobilizada em apenas um único dia em torno de um mesmo tema — um dado que confirma a força do 7 de Setembro como o “termômetro máximo da polarização digital no Brasil”.

As armas em disputa

* Esquerda (Lula):* hashtags como *#BrasilSoberano, #Democracia e #Soberania* evocam coragem, povo e resistência. A estratégia da esquerda é reforçar símbolos institucionais e emocionais que conectam com o imaginário de soberania nacional.
*Direita (Bolsonaro):* hashtags como *#AnistiaJá, #BolsonaroFree e #ForaMoraes* transformam o ato em protesto contra o STF e em bandeira de liberdade. A direita investe no tom de confronto direto, alimentando a tropa com pautas de embate.

No campo simbólico, a disputa é clara: *povo e soberania* contra *anistia e enfrentamento ao STF*.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados