Relevante em 2022, deputado se distanciou do Planalto, passou por uma acusação de “rachadinha” e, agora, volta a viralizar com a defesa do governo no caso do INSS; e desponta como principal influencer da esquerda
Com papel relevante na eleição de Lula em 2022, por sua atuação nas redes sociais, o deputado federal André Janones (Avante-MG) viveu sobressaltos ao longo desse mandato. Ficou distante do Palácio do Planalto e passou por sobressaltos no mandato: foi alvo de um processo no Conselho de Ética, acusado da prática de “rachadinha” no seu gabinete – o caso foi arquivado -, mas, pela mesma denúncia, fez um acordo de não persecução penal com o Ministério Público, homologado pelo STF, e pagou R$ 157,8 mil como reparação à Câmara dos Deputados.
No último final de semana, Janones voltou a viralizar nas redes com o vídeo que fez em defesa do governo Lula no escândalo do INSS, no qual recursos de aposentados foram desviados para entidades e sindicatos sem autorização dos segurados. Esse seu vídeo, de cinco minutos, atingiu 23 milhões de visualizações no Youtube, uma marca recorde para o deputado.
Leia Mais: Janones admite: “Ultrapassei o limite ético, mas faria outras 300 vezes”
A postagem do deputado foi compartilhada pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, e pela ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais). Janja postou o vídeo e comentou: “Confira o vídeo do deputado Janones e compartilhe a verdade. Começou no governo Bolsonaro, acaba no governo Lula”, se referindo ao escândalo da autarquia. Gleisi foi na mesma linha.
Agora “reabilitado”, Janones disse ao Canal MyNews (veja entrevista) que esse é um “momento simbólico, de retomada”. No seu diagnóstico, o governo não deveria “ter descido do palanque” após a posse de Lula, o que significa um cochilo nas redes nesse tempo. Na sua análise, hoje está se priorizando conteúdo em série, mais longa e explicativa.
“Sempre fui de live e transmissão ao vivo e resistia a vídeo mais planejado e roteirizado, mas é a demanda de hoje. Principal tema complexo como o INSS, com versões de ambos os lados, mas a nossa é a verdade. Foi o que fiz nesse vídeo. Mas ainda é longe da capacidade da esquerda de mobilização. Expressido dentro do campo progeressista mas preto da direita é modesto. Mas temos potencial de crescer”, contou Janones.
O deputado reconhece a superioridade de Nikolas e diz que o deputado do PL tem uma estrutura à sua disposição muito maior e justifica que o fato do oponente ser oposição fica mais fácil viralizar. Ser governo é mais difícil, diz.
“O Nikolas está no papel dele e eu no meu. E respeito”.
Sobre a ação judicial envolvendo a “rachadinha”, Janones diz que viveu essa “crise de reputação”, mas que tem uma história e que construiu sua performance nas redes ao longo do tempo, não do dia para a noite.
Especializada em análise de comportamento digital, a Ativaweb analisou o desempenho do deputado e concluiu que Janones não apenas rompeu sua bolha, como também mostrou as falhas digitais da esquerda. Após mais de quatro anos monitorando sua performance, a empresa identificou que Janones nunca havia ultrapassado os 3 milhões de visualizações em seus vídeos. Sua média histórica oscilava entre 200 mil e 400 mil views, mesmo nos momentos mais intensos de polarização política.
“Mas tudo mudou com a publicação do vídeo sobre o escândalo do INSS, onde ele adota uma estética cinematográfica, tom direto e narrativa emocional. Em menos de 48 horas, o vídeo já havia superado 23 milhões de visualizações, um recorde em sua trajetória digital e o conteúdo mais viral já postado por ele em suas contas oficiais”, analisou Alek Maracajá, dirigente da Ativaweb.
Para o especialista, Janones assume, assim, o principal influenciador de esquerda, que sofre nas redes e vê opositores como Nikolas Ferreira (PL-MG) surfarem no universo digital.
“Pela primeira vez, Janones deixa de ser apenas um deputado com presença digital e assume o posto de novo influenciador da esquerda no Brasil. Um salto de posicionamento que não foi casual, mas resultado de entendimento narrativo e timing estratégico”, disse.
Mas para esse enfrentamento com a direita nas redes, Maracajá entende que ainda é pouco essa ação de Janones. É preciso mobilização dos apoiadores.
“Enquanto a direita compartilha em rede, a esquerda ainda posta sozinha. Quando um influenciador como Nikolas solta um vídeo-bomba, inicia-se um movimento coordenado: os principais perfis do ecossistema bolsonarista compartilham o post original, fazendo o conteúdo explodir. A lógica é simples: quanto mais interações concentradas no mesmo link, mais o algoritmo entrega para novas pessoas”.
Já na esquerda, a prática recorrente é baixar o vídeo e postar como se fosse próprio. Isso fragmenta a audiência, divide o alcance e quebra o algoritmo de entrega. Ou seja, mesmo com um conteúdo potente como o de Janones, a falta de coordenação impediu que o vídeo fosse ainda mais longe”.