Foto: © José Cruz/Agência Brasil
Ele ocupará a cadeira deixada por Barroso, que se aposentou em outubro
Nesta quinta-feira (20), acabou a espera: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele vai ocupar a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso.
Após quase dois meses, Lula confirmou o nome de Messias, que já era o favorito para assumir o posto. A escolha também reflete a confiança do presidente, que anteriormente indicou Cristiano Zanin e Flávio Dino em seu terceiro mandato. A nomeação de Messias ainda pode sinalizar uma aproximação com o público evangélico, segmento no qual Lula enfrenta forte rejeição a um ano das eleições de 2026.
Com a indicação oficializada, Messias agora passará por sabatina e votação no Senado Federal. Vale lembrar que o preferido do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, era outro nome.
Na trajetória política, Jorge Messias é afilhado da ex-presidente Dilma Rousseff e, ao longo dos anos, caminhou ao lado de figuras do PT, com posições próximas às do partido.
Contudo, essa é a quinta nomeação de Lula ao STF. Antes de Messias, o presidente, portanto, escolheu Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. Confira a nota oficial do Palácio do Planalto:
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou nesta quinta-feira, 20 de novembro, o nome do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso. A oficialização da indicação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União”, diz a nota divulgada após a decisão.
“Recebo com honra a indicação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Agradeço a confiança em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional”, disse em rede social
Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.
Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!