Manifestações ocorreram nas principais cidades do país com presença de artistas, políticos e movimentos ligados à esquerda.
Milhares de pessoas se reuniram em diversas cidades do Brasil para protestarem contra a PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados na última terça-feira (16), e o PL da Anistia.
O Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), da Universidade de São Paulo, em parceria com a ONG More in Common, estimou que o ato reuniu mais de 40 mil pessoas somente na Avenida Paulista. O número é similar ao da manifestação pró-anistia promovida elo pastor Silas Malafaia em 7 de setembro deste ano.
O canal Midia Ninja, que transmitiu ao vivo às apresentações de Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Djavan e Chico Buarque na mobilização em Copacabana registrou picos de mais de 60 mil espectadores simultâneos.
A manifestações foram organizadas pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, e receberam o apoio de sindicatos, grupos estudantis, movimentos sociais, como MST e MTST, políticos e artistas.
Em Salvador, o movimento contou com a presença da cantora Daniela Mercury e dos atores Wagner Moura e Nanda Costa. A concentração na capital paulista reuniu os cantões Nando Reis e Emicida. Já em Brasília, se apresentou o cantor Chico César.
Os atos levantaram bandeiras não só contra a Proposta de Emenda à Constituição 3/2021, que dificulta abertura de ações penais contra parlamentares, e contra a anistia, o fim da escala 6X1 e a defesa da soberania do Brasil também foram pautas defendidas pela multidão.