MTST e Frente Povo Sem Medo invadem sede do Itaú em SP Manifestantes ocupam sede do Itaú BBA, em São Paulo | Foto: Reprodução/Instagram MOBILIZAÇÃO SOCIAL

MTST e Frente Povo Sem Medo invadem sede do Itaú em SP

Manifestantes exigiam taxação dos super-ricos e fim de benefícios fiscais; prédio do Banco fica na Faria Lima e é o mais caro do país

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e da Frente Povo Sem Medo, ligado à esquerda, invadiram a sede do Itaú BBA, localizada na Avenida Faria Lima, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (3). Com cartazes escritos “chega de mamata”, “o povo não vai pagar a conta” e “pela taxação de bilionários, bancos e bets”, os manifestantes exigiam a taxação dos super-ricos e o fim dos benefícios e isenções fiscais.

O protesto durou cerca de duas horas, entre às 9h30 e às 11h30, e contou com a participação de aproximadamente 300 manifestantes, segundo o coordenador do MTST, Felipe Vono. Entretanto, de acordo com a Polícia Militar de São Paulo, o grupo era composto por cerca de 50 pessoas.

A decisão de ocupar a sede do Itaú BBA se deu pelo fato de ser considerado o mais caro do Brasil. O edifício foi comprado pelo Itaú Unibanco por quase R$ 1,5 bilhão, em dezembro de 2023. Em nota, o MTST afirmou que o ato não foi “somente uma ação simbólica, mas uma denúncia clara: os donos do Itaú que compraram esse prédio por R$ 1,5 bilhão, pagam menos imposto que a maioria esmagadora do nosso povo, que luta para pagar aluguel e comer”.

A Frente Povo Sem Medo também convocou, na semana passa, uma manifestação na Avenida Paulista contra as decisões recentes do Congresso Nacional. Com o slogan “Centrão Inimigo do Povo”, o protesto terá como pauta o fim da escala 6×1 e a taxação dos super-ricos. O ato está sendo apoiado pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados