Presidente brasileiro disse que o país é soberano e não aceita interferências externas, após republicano sair em defesa de Bolsonaro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu, nas redes sociais e em entrevista coletiva na Cúpula do BRICS, ao presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, após o republicano defender o ex-presidente Jair Bolsonaro em uma publicação na rede social Truth Social.
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, escreveu o petista em seu perfil oficial no X (antigo Twitter).
Durante entrevista coletiva no final da Cúpula de Líderes do BRICS, nesta segunda-feira (7), Lula também falou rapidamente sobre o assunto. Segundo ele, Trump deve dar “palpite na sua [própria] vida e não na nossa”.
Em postagem nas redes sociais, Trump afirmou que Bolsonaro não fez nada além de lutar pelo povo e se referiu aos processos nos quais o ex-presidente é réu como “caça às bruxas”.
Leia mais: ‘Deixe Bolsonaro em paz’, diz Trump em post; Lula responde
O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e sete outro aliados, por tentativa de golpe de Estados, no dia 26 de março deste ano. No entanto, o ex-presidente já foi alvo de outros inquéritos da Polícia Federal (PF), como os que investigaram a suposta fraude no cartão de vacinação e o caso envolvendo as joias sauditas.