Elevação das taxas seria resposta a forma como o país vem atacando as eleições livres e a liberdade de expressão
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que aplicará tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir do dia 1º de agosto. De acordo com o comunicado, publicado nas redes sociais, a elevação se deve aos supostos ataques às eleições livres e à liberdade de expressão por parte do Brasil.
“Em razão, em parte, dos ataques insidiosos do Brasil às eleições livres, e ao fundamental direito americano à liberdade de expressão (como recentemente ilustrado pela Suprema Corte brasileira, que tem emitido centenas de ordens de censura secretas e ilegais às plataformas sociais dos EUA, ameaçando-as com milhões de dólares em multas e evicção do mercado brasileiro de mídias sociais), a partir do dia 1º de agosto de 2025, nós cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todos e quaisquer produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos”, determina a ordem assinada pelo republicano.
Leia mais: Embaixada dos EUA reafirma posição de Trump pró-Bolsonaro
No início da carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump reforçou novamente seu apoio a Jair Bolsonaro e exigiu o fim do processo contra o ex-presidente “imediatamente”.
“Eu conheci e lidei com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitava muito, assim como a maioria dos líderes de outros países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Jair Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive nos Estados Unidos, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. Ele é uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente!”, diz o texto.
O republicando também ameaçou elevar ainda mais as tarifas sobre o Brasil caso o governo brasileiro decida aumentar as taxas sobre os EUA em resposta ao novo tarifaço.
Leia mais: STF mantém preso homem que tentou explodir caminhão-tanque
Ainda nesta quarta-feira (9), Trump enviou cartas para sete outros países comunicando aplicação de novas tarifas recíprocas. As taxas, que variam entre 25% e 40%, passaram a valer a partir do dia 1º de agosto.
Na segunda-feira (7), os EUA já haviam notificado 14 países. Confira abaixo a lista atualizada:
Por meio de uma ordem executiva, assinada na segunda-feira (7), Trump também anunciou que às tarifas anunciadas em 2 de abril, programadas para expirar nesta quarta-feira (9), permanecerão até a entrada em vigor das novas taxas. Isto é, durarão até o dia 1º de agosto.