PT elege o moderado Edinho Silva presidente para tocar 2026 Edinho Silva, novo presidente do PT, ao lado do senador Humberto Costa | Foto: Roberto Stuckert Filho ! Ascom/HC

PT elege o moderado Edinho Silva presidente para tocar 2026

Ex-prefeito de Araraquara, o petista contou com apoio de caciques da legenda, como o do presidente Lula e o do ex-ministro José Dirceu

O PT anunciou o nome de Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, como o novo presidente da legenda. As eleições em todo o país, entre seus filiados, ocorreram neste final de semana. Até a noite desta segunda-feira, o petista alcançava 73% dos votos (239.155) e não podia mais ser alcançado pelos outros três adversários.

O resultado foi anunciado na sede do partido, pelo presidente interino e senador Humberto Costa (PT-PE). Em segundo lugar, ficou Rui Falcão, com 36.279 votos (11,15%), em terceiro, Romênio Pereira, com 36.009 ( 11,06%) e em quarto, Valter Pomar: 14.006 votos (4,30%).

Edinho tinha o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), além de todo o campo  majoritário do partido. De perfil moderado, Edinho estará no comando do PT nas eleições presidenciais de 2026 e será um dos líderes das costuras políticas a serem feitas junto a aliados de outros espectros políticos, como parte do Centrão, e terá papel preponderante para evitar debandada de legendas que seguem aliadas do Palácio do Planalto.

Compartilhar:

Relacionados