Foto: reprodução
Até o momento, 4 policiais estão entre as mortes, enquanto mais de 50 são considerados suspeitos por parte da estado
O Rio de Janeiro teve nesta terça-feira (28) a pior operação policial de sua história. Até o momento, são 64 mortos, 60 suspeitos e 4 policiais, sendo dois da Polícia Civil e dois da Militar, mais precisamente do Bope. Além disso, 81 pessoas foram presas e mais de 75 fuzis apreendidos. A ação começou nos Complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte, mas se espalhou por praticamente todo o estado.
Inicialmente, a Polícia foi aos locais para conter o avanço do Comando Vermelho no Rio de Janeiro. Até o início da manhã, eram 24 mortes confirmadas, mas os números aumentaram ao longo do dia. Em retaliação, criminosos realizaram ataques em diferentes regiões, incluindo a Cidade de Deus, e bloquearam a Grajaú-Jacarepaguá e trechos da Linha Amarela. Em alguns pontos, a circulação já foi restabelecida.
+ Cláudio Castro e Caiado agitam encontro de autoridades em debate sobre segurança
O objetivo da operação era prender e apreender mais de 100 criminosos, a maioria vinda de outros estados. As buscas pelas lideranças do Comando Vermelho continuam. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que o Governo Federal recusou apoio ao estado em mais de uma ocasião.
Antes disso, a maior operação policial do Rio havia ocorrido no Jacarezinho, em 2021, quando 29 pessoas morreram um policial e 28 suspeitos. Agora, o número de mortos praticamente dobrou e pode aumentar. A Prefeitura informou que o município está em estágio de alerta 2.
Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!