Trump e Lula se reúnem na Malásia e ambos elogiam encontro e falam em soluções para os dois lados | Foto: Ricardo Stuckert/Planalto
Governo dos Estados Unidos reduz tarifa de 40% de vários produtos brasileiros, como carne e café; Lula festeja: “estou feliz”
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira retirada da tarifa de 40% sobre carne, café e vários outros itens agrícolas. Na ordem que emitiu com essa decisão, Donald Trump citou a conversa que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A medida é uma vitória da diplomacia brasileira, do papel de Lula e da articulação do vice-presidente Geraldo Alckmin, que atuou também como ministro do Desenvolvimento e Comércio.
Na lista de produtos brasileiros beneficiados pela medida estão carne, frutas, nozes, cacau, café, chá, alimentos processados, bebidas e fertilizantes.
Lula foi citado por Trump na decisão: “Em 06 de outubro de 2025, participei de uma conversa com o presidente brasileiro Lula, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323 (da tarifa dos 40%). Essas negociações estão em andamento”, se manifestou Trump.
Lula, Alckmin, ministros e parlamentares petistas e da base comemoraram.
“Hoje eu estou feliz porque o presidente Trump já começou a reduzir algumas taxações. Essas coisas vão acontecer na medida em que a gente consiga conquistar o respeito das pessoas. Ninguém respeita quem não se respeita. Ninguém”, afirmou Lula.