Geraldo, por sua vez, alega ser cedo para definição de chapa
Atual vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que Lula é o candidato da esquerda para as eleições de 2026. No entanto, ao ser questionado sobre a manutenção da chapa atual, disse que ainda é cedo para definir nomes. Seu nome também aparece como possível candidato ao governo de São Paulo no próximo ano.
“O candidato natural à Presidência da República é o presidente Lula. O candidato natural à reeleição é o prefeito, o governador, quando pode, e o presidente”, declarou o vice-presidente em entrevista à Rádio Itatiaia.
VEJA: CBF e Gilmar Mendes: bastidores da relação de ministro com o futebol
“Sobre a chapa com Lula em 2026, ainda é cedo, mas quero dizer que estou muito feliz com o que estou fazendo. Além da Vice-Presidência, o presidente me deu a oportunidade de comandar o MDIC. Gosto de trabalhar, e nosso país é fascinante”, destacou Alckmin.
O vice-presidente também disse não se preocupar com uma possível anistia a Jair Bolsonaro e uma candidatura dele ao Palácio do Planalto em 2026. “Ele era o presidente da República, estava no exercício do cargo, gastou 3% do PIB para se reeleger e perdeu a eleição. Imagina fora do governo”, comentou.
Contudo, sem Bolsonaro fora das disputas até o momento, o nome mais próximo de concorrer é do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pelo lado da direita.