Bolívia vai à urnas, sem a esquerda e dois candidatos da direita Rodrigo Paz, de direita, e Tuto Quiroga, de extrema-direita, se enfrentam no segundo turno neste domingo | Foto: Reprodução

Bolívia vai à urnas, sem a esquerda e dois candidatos da direita

Pela primeira vez, em 20 anos, grupo de Evo Morales fica fora da disputa no país vizinho; direita e extrema-direita disputam o poder

Em discurso na abertura do encontro do PCdoB na última quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o avanço da direita na América do Sul, disse que nos seus primeiros mandatos o continente era comandado por lideranças da esquerda e citou seu amigo Evo Morales, da Bolívia, de 12,6 milhões de habitantes.

Esse país vizinho vai hoje às urnas, com Evo isolado e vivendo num recanto protegido, e na disputa deste segundo turno dois candidatos da direita, um mais ao centro – o senador Rodrigo Paz (do Partido Democrata Cristão) – e um mais extremista – o ex-presidente Jorge Quiroga, da Aliança Livre.

Evo Morales presidiu o país entre 2006 a 2019. Hoje, é uma sombra. Seu grupo político foi um fiasco nessa eleição. Pesquisas apontam vitória do radical Quiroga.

Um estudo inédito da Ativaweb DataLab, sobre o comportamento digital dos candidatos ao segundo turno das eleições presidenciais da Bolívia mostra um contraste técnico entre estrutura e vitalidade digital: enquanto Tuto Quiroga, como é chamado, mantém a maior base de seguidores, o senador Rodrigo Paz Pereira apresenta um crescimento explosivo no engajamento e domina a atenção das redes sociais.

Segundo o levantamento, Quiroga soma 61,7 mil seguidores, com taxa média de engajamento de 3,4%. Já Rodrigo Paz, com apenas 10 mil seguidores, atinge uma taxa de 6,1% e picos de até 338 mil visualizações em vídeos curtos de comícios e mensagens diretas desempenho três vezes superior ao do ex-presidente em alcance proporcional.

“A Bolívia vive o segundo turno entre a razão e a emoção. Tuto tem a estrutura e o reconhecimento, mas Paz tem a energia digital e a capacidade de converter emoção em engajamento”, destaca Alek Maracajá, fundador da Ativaweb e analista de comportamento digital.

O mapa de calor digital produzido pela Ativaweb revela um país dividido: Tuto Quiroga lidera em Santa Cruz e Cochabamba, regiões urbanas e de classe média, enquanto Rodrigo Paz domina em Tarija e La Paz, com alta adesão popular e penetração entre jovens de 18 a 34 anos faixa responsável por 57% de todas as interações analisadas.

Segundo os Índices Ativaweb, os indicadores mostram: Sentimento Ativo): 64 para Tuto, 58 para Paz equilíbrio entre confiança e emoção; Dispersão Ativa: Tuto lidera com 82, mostrando alcance nacional mais homogêneo; Crescimento Potencial: Rodrigo Paz dispara com 91, consolidando-se como o nome com maior poder de expansão digital. Dispersão Nacional: 79 para Tuto, 63 para Paz a estrutura ainda pende para o ex-presidente, mas o impulso é do adversário.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados