Dados da Ativaweb mostram que presidente reverteu desempenho ruim e ganhou nas 5 plataformas; soberania foi o carro-chefe dessa guinada
“Esse conflito internacional funcionou como gatilho emocional e narrativo, reacendendo o engajamento e provocando uma onda de crescimento em todas as redes sociais. As crises internacionais podem virar combustível digital. Lula transformou ameaça em oportunidade, recuperando espaço e ampliando sua popularidade no ambiente online” complemento o publicitário e analista.
Aos números, considerando a diferença de dezembro de 2024 para agosto de 2025: Instagram: Lula saltou de 13 milhões para 13,8 milhões de seguidores, um ganho de 800 mil; Facebook: o petista saiu de 5,5 milhões para 5,7 milhões de seguidores, ganho de mais de 200 mil; X (antigo Twitter): o presidente foi de 8,6 milhões para 9,1 milhões de seguidores, um ganho de mais de 500 mil; TikTok: Lula foi de 4,4 milhões para 5,2 milhões de seguidores, um crescimento de mais de 800 mil; Youtube: o presidente foi de 600 mil inscritos para 700 mil, ganho de 100 mil.
Alek Maracajá comenta a relevância do desempenho do presidente em cada uma dessas redes e plataformas.
“No TikTok, foi a rede com maior taxa de crescimento relativo (+18%), com alto ER (8,38%). No Instagram, crescimento acompanhado de aumento de curtidas (+15% em média), sinal de engajamento mais intenso. No Facebook, uma rede com base sólida, estável e concentrada em pública com mais de 35 anos. O YouTube, tem a menor participação no ecossistema, mas útil para conteúdos longos e lives. E o X é uma rede essencial para repercussão política e midiática, com engajamento forte em crises e anúncios”, explica Maracajá.
Os dados da Ativaweb mostram que Lula conseguiu recuperar a fase de queda de 2024 e avançar em 2025. E diz ainda sobre as redes:
“O Instagram se mantém como principal rede em escala, enquanto o TikTok desponta como motor de crescimento relativo. O Facebook ancora públicos mais maduros, e o Twitter/X continua vital para pautar imprensa e debates políticos. O YouTube, embora menor, consolida mensagens de maior profundidade”.
Confira os gráficos
Confira o gráfico e dados sobre crescimento de Lula – foto: Alek Maracajá
Diz ainda Alek Maracajá:
“Só tamanho não importa”
“Não é só o tamanho da base que importa, mas a sua distribuição: Lula fala ao jovem no TikTok e ao eleitor tradicional no Facebook.”
“Formato e hora certas”
“Engajamento não se compra; se conquista com a pauta certa, no formato certo, na hora certa.”
“Algoritmo amplifica”
“Quando a narrativa política encontra a linguagem cultural, o algoritmo não bloqueia: ele amplifica.”
“O ataque externo virou catalisador interno. O episódio Trump deu a Lula uma onda digital de crescimento que reverteu meses de desgaste.”