Datafolha: 51% concordam com prisão domiciliar de Bolsonaro Ex-presidente Jair Bolsonaro | Foto: Fellipe Sampaio/STF

Datafolha: 51% concordam com prisão domiciliar de Bolsonaro

Pesquisa também mostrou que 53% dos entrevistados não acreditam que o ministro Alexandre de Moraes aja por razões políticas

A maioria dos brasileiros concorda com a prisão domiciliar imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 14, 51% são favoráveis à medida, 42% discordam, 4% não souberam responder e 3% são indiferentes.

O levantamento também mostrou que 53% dos entrevistados discordaram que Moraes aja por razões políticas, 39% concordaram e 7% não opinaram. Questionados se a justiça trata Bolsonaro da mesma maneira, melhor ou pior do que os demais políticos, 43% disseram que o Judiciário o trata pior, 37% veem tratamento igual e 13% melhor.

Leia mais: “Especialistas falam sobre o que ocorre em Gaza e o uso da I.A. nesse contexto”

A pesquisa apontou ainda que 87% dos eleitores ficaram sabendo da prisão do ex-presidente. O levantamento foi feito na segunda-feira 11 e na terça-feira 12, com 2.002 entrevistas presenciais em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na quarta-feira 14, a defesa de Bolsonaro apresentou as alegações finais ao Supremo na ação penal da tentativa de golpe, na qual é réu. Em um documento de quase duzentas páginas, os advogados disseram que ele nunca agiu para impedir a posse do presidente Lula e que sempre defendeu a democracia.

O documento também questiona a validade de provas obtidas por meio da delação de Mauro Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente, e afirma que houve cerceamento de defesa. Os advogados rebatem a acusação de que Bolsonaro seria o líder de uma organização criminosa que articulou um golpe de Estado.

Relacionados