‘Deixe Bolsonaro em paz’, diz Trump em post; Lula responde Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Foto: Molly Riley/Official White House Photo

‘Deixe Bolsonaro em paz’, diz Trump em post; Lula responde

Petista afirmou que Brasil é um país soberano e não aceita interferência ou tutela de quem quer que seja; ex-presidente agradeceu manifestação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa nesta segunda-feira, 7, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), reú no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe. O republicano usou a plataforma Truth Social para elogiar o ex-mandatário e dizer que ele é inocente e precisa ser deixado em paz.

Rapidamente o presidente Lula (PT) respondeu no X, sem citar diretamente a postagem: “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito.

Leia mais: “Moraes usa 8 de janeiro para atacar big techs”

Segundo Trump, o Brasil está fazendo “uma coisa terrível” no tratamento a Bolsonaro. “Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu.

“Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país — também, um negociador muito duro em comércio. Sua eleição foi muito apertada e agora, ele está liderando nas pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político — algo que eu sei muito sobre”, postou.

Donald Trump finalizou a postagem dizendo que “o grande povo do Brasil não vai tolerar o que eles estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei assistindo à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil — chama-se eleição. Deixe Bolsonaro em paz”.

Bolsonaro agradece

O ex-presidente do Brasil disse ter recebido com muita alegria a nota do republicano. “Convivi por dois anos com o Pres. Trump, onde sempre defendemos os interesses dos nossos povos e a liberdade de todos. Este processo ao qual respondo é uma aberração jurídica (Lawfare), clara perseguição política, já percebida por todos de bom senso”, escreveu no X.

“Agradeço ao ilustre Presidente e amigo. V. Exa. passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos. Sua luta por paz, justiça e liberdade ecoa por todo o planeta. Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resiliência”, disse Bolsonaro.

Gleisi rebate

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também rebateu o presidente dos Estados Unidos e afirmou que “Donald Trump está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro. O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais”.

“Hoje ele responde pelos crimes que cometeu contra a democracia e o processo eleitoral no Brasil. Não se pode falar em perseguição quando um país soberano cumpre o devido processo legal no estado democrático de direito, que Bolsonaro e seus golpistas tentaram destruir. O presidente dos EUA deveria cuidar de seus próprios problemas, que não são poucos, e respeitar a soberania do Brasil e de nosso Judiciário,” finalizou.

Relacionados