Ao MyNews, ex-ministro da Casa Civil informou que irá apoiar o ex-ministro Edinho Silva e que seu papel será de trabalhar pela reeleição de Lula; aliados articulam seu nome para suceder Gleisi Hoffmann no comando da legenda
por Evandro Éboli em 13/01/25 20:19
Ex-ministro José Dirceu | Foto: Lula Marques/Liderança do PT na Câmara
Uma referência ainda dentro do PT, o ex-ministro José Dirceu descartou qualquer possibilidade de voltar à presidência da legenda. Informações que circularam durante o dia tratavam de um movimento de setores do PT que desejam o seu retorno ao comando do partido, cargo que ocupou durante sete anos, entre 1995 a 2002, ano em que Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Presidência da República pela primeira vez.
Ao Canal MyNews, Dirceu descartou essa possibilidade, confirmou que irá apoiar o nome do ex-ministro Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social) para suceder a deputada federal Gleisi Hoffmann no posto e que seu papel hoje é ajudar o PT e a reeleição de Lula em 2026.
Leia mais: Quem, afinal, manda na defesa brasileira?
“Não serei (presidente do PT). Apoio Edinho. Já fiz o dever de casa. Fui presidente e ministro da Casa Civil (no primeiro governo petista). Meu papel hoje é ajudar o PT e o governo Lula e sua reeleição”, informou Dirceu ao MyNews.
Na manhã desta segunda-feira, a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, noticiou que lideranças do partido e movimentos sindicais já o procuraram para tentar convencê-lo e viabilizar seu nome. A primeira vitória de Lula é atribuída em grande parte à sua condução à frente do PT.
Aos amigos que o procuraram logo cedo nesta segunda, Dirceu respondeu “grato” e que tem imenso orgulho de ter servido ao PT. “Agora é ajudar na retaguarda”, afirmou Dirceu em mensagens aos que o procuraram. A sucessão no PT ocorre em julho deste ano.
Todas as condenações de Dirceu na Lava-Jato foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro do ano passado. O petista já admitiu que pretende concorrer a novo mandato de deputado federal, agora que reconquistou seus direitos políticos. Edinho Silva é favorito na disputa. Ele foi duas vezes prefeito de Araraquara (SP) e teria o apoio de Lula.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR