Em baixa, Motta pauta segurança pública e tem agenda com Lula Hugo Motta / Foto: Câmara dos Deputados ATRÁS DO PREJUÍZO

Em baixa, Motta pauta segurança pública e tem agenda com Lula

Presidente da Câmara tenta reverter momento crítico e mira em projetos que possam agradar sociedade e também seus colegas na casa

Buscando sair das cordas e num momento de críticas nas redes sociais, e também sob desconfiança de seus pares na Câmara, o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) listou oito projetos que envolvem segurança pública com previsão para terem votados sua urgência no plenário ainda hoje, nesta terça-feira.

“Hoje vou levar ao plenário oito requerimentos de urgência que tratam exclusivamente da segurança pública – todos são consenso entre os 27 secretários de Segurança do país. Segurança é uma das maiores preocupações dos brasileiros e uma prioridade do Parlamento – e prioridade se faz ouvindo, dialogando e agindo”, escreveu Motta nas suas redes.

Leia Mais: O Calvário Digital de Hugo Motta: Quase 33 milhões de críticas e 76,9% de rejeição

À tarde, Motta estará numa solenidade no Palácio do Planalto, ao lado do presidente Lula, de sanção de cinco projetos de lei, que tratam do Plano de Safra e que institui a Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos, entre outros. O petista, ao contrário de Motta, vive um bom momento de recuperação de sua popularidade, principalmente após sua passagem pela Assembleia-Geral da ONU.

Além de ser alvo nas manifestações de rua por seu apoio à PEC da Blindagem e também comandar a votação da urgência da anistia para os golpistas do 8 de janeiro, Motta tem sido visto como um líder fraco na Câmara e que está perdendo protagonismo para Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado.

Depois dos atos de duas semanas atrás, a proposta de concessão de anistia para os condenados pela tentativa de destituição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu no telhado, dificilmente será apreciado, ao menos nesta semana. Motta já anunciou que pretende votar amanhã a proposta de isenção de imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil, outra medida que tem forte apelo popular.

Leia Mais: Motta acumula novo desgaste, quando ensaiava reação

Os oito projetos escolhidos por Motta para serem votados hoje são de autoria de parlamentares da bancada da bala.

São eles: destinação de bens apreendidos de crimes, do Yuri do Paredão (MDB-CE); atuação entre órgãos de segurança, do Delegado Fábio Costa (PP-AL); aumento de pena em homicídio contra agentes do Estado, do Coronel Ulysses (União-AC); repressão aos crimes praticados por organização criminosa, de Alberto Fraga (PL-DF); criação do crime de obstrução de justiça no Código Penal, da Delegada Ione (Avante-MG); maior celeridade em casos de prisões em flagrante, do Yuri do Paredão (MDB-CE); tipificação do crime de Domínio de Cidades, do Coronel Assis (União-MT) e destinação do imposto das “bets” para a segurança pública, do Yuri do Paredão (MDB-CE).

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados