EUA condenam prisão domiciliar imposta a Bolsonaro e criticam Moraes Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

EUA condenam prisão domiciliar imposta a Bolsonaro e criticam Moraes

‘Deixem Bolsonaro falar’, diz postagem do Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do governo dos Estados Unidos

O Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do governo dos Estados Unidos (EUA) divulgou uma nota criticando o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes por ter decretado a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por descumprimento de medidas cautelares.

Pela rede social X, em versões em inglês e português, o escritório disse na segunda-feira 5 que o magistrado, já sancionado pelo governo Donald Trump por violações de direitos humanos com base na lei Magnitsky, “continua usando as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia”.

Leia mais: “Prisão de Bolsonaro é celebrada de um lado e contestada de outro”

“Impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público. Deixem Bolsonaro falar! Os Estados Unidos condenam a ordem de Moraes que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos aqueles que colaborarem ou facilitarem condutas sancionadas”, finaliza a postagem.

Ao determinar a prisão domiciliar de Bolsonaro, o ministro citou a publicação nas redes sociais de falas feitas pelo ex-presidente durante as manifestações bolsonaristas realizadas no domingo 3. O conteúdo foi postado por apoiadores, incluindo filhos do ex-presidente, em despeito a medida cautelar anteriormente imposta.

Na decisão, Moraes ressaltou que as divulgações nas redes sociais demonstraram que houve a continuidade da tentativa de coagir o Supremo obstruir a Justiça. A prisão deverá ser cumprida na residência de Bolsonaro. Ele não poderá receber visitas, a não ser de seus advogados e pessoas previamente autorizadas pelo tribunal, e fica proibido de usar aparelho celular, diretamente ou por meio de terceiros.

Relacionados