Durante seus três mandatos, o petista foi recebido por João Paulo 2º, Bento 16 e Francisco
O presidente Lula chegou neste domingo, 12, à Itália para participar de uma série de compromissos em Roma e no Vaticano. Na segunda 13, ele comparece à abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e à reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O convite para a participação do mandatário brasileiro no fórum partiu do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando foi informado que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome. O petista também participará da inauguração do espaço onde funcionarão os mecanismos de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada em Brasília no ano passado durante o G20.
Leia mais: “Mais de meio milhão de palestinos voltam à cidade de Gaza”
A sala de imprensa da Santa Sé informou que Lula será recebido pelo papa Leão 14 também na segunda-feira. O encontro no Vaticano está marcado para às 8h15 do horário local (5h15 de Brasília) no Palácio Apostólico, a residência oficial do pontífice. Será a primeira reunião entre os dois.
O atual papa é o quarto sucessor de São Pedro a se reunir com Lula. Durante seus três mandatos, o petista foi recebido por João Paulo 2º, Bento 16 e Francisco. A expectativa é que Leão 14 receba ele e a primeira-dama Janja em uma audiência a portas fechadas. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também deve estar presente.
Reportagem da BBC News afirma que o encontro vinha sendo costurado há alguns dias pelo governo brasileiro, que encontrou certa dificuldade diante da agenda disputada de Leão às vésperas do fórum da FAO. O pontífice não costuma receber visitantes tão cedo, mas teria aberto uma exceção diante do grande número de solicitações e do pedido brasileiro, segundo interlocutores da diplomacia brasileira.