Sóstenes e Jordy, ambos do PL, são alvos de operação por desvio de cotas parlamentares — Foto: Mário Agra/Divulgação da Câmara dos Deputados

Sóstenes e Jordy, ambos do PL, são alvos de operação por desvio de cotas parlamentares

Tamanho do texto:

Polícia Federal enontra dinheiro em espécie na casa de um dos parlamentares em Brasília

Nesta sexta-feira (19), logo pela manhã, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e ao deputado Carlos Jordy (PL-RJ).

A investigação aponta suspeitas de desvios de emendas parlamentares por meio de aluguel de veículos, práticas e serviços aos quais os deputados têm direito.

Ao todo, o STF expediu sete mandados. As buscas ocorreram no Rio de Janeiro e em Brasília. Em um dos endereços vinculados a Sóstenes Cavalcante, os agentes encontraram R$ 430 mil em dinheiro vivo. Segundo a Polícia Federal, “agentes políticos, servidores comissionados e particulares teriam atuado coordenadamente para o desvio e posterior ocultação de verba pública”.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o deputado Carlos Jordy se manifestou e afirmou ser alvo de perseguição por parte das autoridades, que, segundo ele, já tentaram ligar seu nome aos atos de 8 de janeiro de 2023. Sóstenes Cavalcante ainda não se pronunciou.

+ Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

A operação é um desdobramento de outra ação anterior, que mirou assessores dos parlamentares. Na ocasião, a Polícia Federal batizou a investigação de “Rent a Car”, em referência ao suposto esquema no qual uma empresa de locação de veículos teria sido utilizada para simular contratos de prestação de serviços.

No cenário político, Sóstenes Cavalcante figura como um dos principais líderes do PL e, consequentemente, da oposição em Brasília. Carlos Jordy disputou a Prefeitura de Niterói e, com Flávio Bolsonaro concorrendo à Presidência, colocou-se à disposição do partido para tentar uma vaga no Senado Federal em 2026.

Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.

Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados