Arquivos Adriana Santana - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/adriana-santana/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Fri, 10 Jun 2022 22:18:45 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Às vezes é difícil mesmo https://canalmynews.com.br/voce-colunista/as-vezes-e-dificil-mesmo/ Fri, 04 Feb 2022 18:11:45 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=23545 As responsabilidades e decisões tomadas na vida adulta podem nos trazer estresse, mas faz parte do processo de crescimento pessoal

O post Às vezes é difícil mesmo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Sair da gaiola vai doer é a única coisa que eu posso afirmar com toda a certeza. O processo de tomar coragem, pular do ninho e finalmente sentir o gostoso vento nas asas pode levar algum tempo e apenas você pode determinar o quanto vai ser. Tem gente que passa a vida toda sem querer crescer, não julgo crescer é duro mesmo.

 

Dá um medo danado notar que você está crescendo e ganhando cada vez mais responsabilidades na vida. Crescer não é gostoso, mas faz parte. Quando somos pequenos a gente nem imagina os estragos que algumas atitudes dos “adultos” podem fazer no longo prazo e tudo cai na conta da terapia alguns anos depois. Não culpe ninguém, eles nem sempre sabiam o quanto poderiam machucar, se responsabilize pelo seu processo, e faça o melhor que puder com aquilo que fizeram com você.

 

Talvez, alguns dias de reflexão e descanso lhe ajude a desanuviar a mente e decidir as coisas com mais clareza, ouvir uma música boa, um banho mais demorado (mas não muito, o planeta agradece), programar uma viagem para contemplar a natureza. Enfim, talvez lhe ajude, talvez. É fácil orientar receitas variadas que podem ou não dar certo, é muito fácil, porém, eu sei que nem todo mundo pode fazer essas coisas que citei, as tarefas do dia a dia exigem tempo, dedicação e o bater do ponto todo santo dia.

É bem difícil, mas não podemos desistir. Foto: Pexels

Às vezes é normal surtar

Às vezes é normal chorar

Às vezes é normal gritar

Às vezes é normal sair correndo

Às vezes é normal querer correr pra debaixo das cobertas

Às vezes …

 

Pega leve com você, apesar de toda essa dificuldade não precisamos encarar a vida como uma grande carrasca, ela pode ser boa e leve, mesmo com todas as adversidades que a gente enfrenta e vai enfrentar sempre. Não é vergonha ter medo, mas ele não pode te paralisar. Às vezes os nossos problemas e a situação que o Brasil vive hoje (2022) nos afogam em um mar de desespero, mas precisamos lembrar que “tudo isso vai passar”, já diria a minha vó, mulher sábia e batalhadora que veio do Nordeste com os filhos para lutar pelo pão de cada dia das crias.

 

Eu sei que está difícil e simplesmente dizer “olhe a vida com outros olhos” pode soar até como deboche ou frase feita de quem já tem a vida ganha, mas eu te juro que não estou com a vida ganha, oh, quem me dera, mas então, voltando, o que posso lhe dizer é: olhe-se de outra maneira, com mais acolhimento, e reconheça para si suas fraquezas, mas também os seus méritos e a sua força.


Quem é Adriana Santana?

Adriana Santana é jornalista especializada em Influência Digital: comunicação e estratégia pela PUC Rio Grande do Sul e membro do Canal MyNews.

* As opiniões das colunas são de responsabilidade da autora e não refletem necessariamente a visão do Canal MyNews


Você Colunista

O Você Colunista é um espaço no qual os membros do MyNews podem publicar seus textos no site oficial do canal. Aqui trabalhamos juntos! Se ainda não é membro, conheça os benefícios e venha para o time!

O post Às vezes é difícil mesmo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O dia que a ansiedade resolveu te enviar uma carta https://canalmynews.com.br/voce-colunista/dia-que-ansiedade-resolveu-enviar-carta/ Sat, 16 Oct 2021 01:45:52 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/dia-que-ansiedade-resolveu-enviar-carta/ As exigências por produtividade e as inúmeras tarefas do cotidiano não podem fazer a gente esquecer do autocuidado. O resultado de uma rotina muito acelerada pode ser ansiedade

O post O dia que a ansiedade resolveu te enviar uma carta apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Cartas? Quem escreve cartas hoje? Existe e-mail, mensagens no Whatsapp, Telegram, Twitter, Instagram, tantos meios de comunicação gratuito. Dizem por aí que enviar cartas está fora de moda, mas eu precisava muito que você dedicasse alguns instantes para ler atentamente algumas coisas que andei pensando nos últimos tempos, esta foi uma ideia que surgiu numa tarde de domingo.

Bem, vamos começar:

“Olá, como vai? Por favor não me responda com rapidez, eu sei que esta pergunta pode ser muito mais complexa do que parece. Bem, eu decidi escrever esta carta, pois precisava que você entendesse os motivos que me levaram a surgir de assalto na sua vida. Para ser muito sincera nós sempre estivemos pertinho, mas com o passar do tempo e as complexidades da vida tudo foi ficando mais difícil, e você ia se afastando de si mesmo sem ao menos se dar conta disso.

Tirar-lhe o ar foi a maneira que eu encontrei de chamar a sua atenção. Peço desculpas, e sei que você se sentiu muito mal com todos os sintomas que acompanharam a crise de ansiedade, tudo foi saindo dos trilhos e não vi outro jeito.
Olhando tudo ao redor, fica simples entender os motivos que tem levado tantas pessoas ao adoecimento mental e físico, essa é a minha opinião baseada nas minhas observâncias. Sei que isso é pouco, e o correto é basearmos nossas opiniões na ciência e apoio isso sim, tá?

Eu queria muito que você olhasse mais para si, se cuidasse. Você precisa sim ser produtivo e criar muitas coisas para trazer o teu sustento para casa, mas também precisa sair para outros lugares, conhecer pessoas novas e ficar um pouco calado no teu canto. Sabe o que te falta? Respirar! Talvez, você me diga que isso é inato, mas você não faz isso tão corretamente quando pensa. Limpe as lentes dos teus óculos para conseguir enxergar direito, e respira um pouco mais fundo e devagar, os efeitos são maravilhosos.

Eu falo tudo isso porque te conheço muito bem, afinal de contas, te acompanho a vida inteira. O barato é louco e o processo deixou de ser lento há tempos, mas tira um tempo para você, use a tua criatividade para isso, mesmo que se acalmar seja cuidar das plantas por 20 minutos; isso não é bobo, te juro! Confie em mim.

A minha ideia não é te fazer mal, mas tentar chamar a sua atenção para a necessidade de autocuidado, de carinho e amor com você mesma, vou te dar um exemplo bem prático: Quando você come, muitas vezes nem presta atenção nisso, pois precisa raspar logo o prato, pois as tarefas estão te aguardando, as cobranças não vão parar, sei disso muito bem, mas quando você conseguir fortalecer as suas bases vai poder enfrentar melhor os desafios. Não te prometo que será fácil, pois para chegar nesse fortalecimento que citei você vai precisar assumir um compromisso terapêutico muito honesto e, por vezes, dolorido.

A chance de que eu suma definitivamente da sua vida não é das mais altas, mas a probabilidade de podermos conviver de maneira saudável é real. Dá para fazer, dá para criar uma comunidade que cuida de si e tenta cuidar dos outros, afinal, somos seres sociáveis e interdependentes. Fale sobre os teus sentimentos, aprenda a se acolher, sei que você queria receitas, mas eu não tenho isso para te oferecer. Ninguém nunca vai ter, e se alguém te oferecer, por favor, desconfie.”


Quem é Adriana Santana?

Adriana Santana é jornalista e pós-graduanda em influência digital

* As opiniões das colunas são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a visão do Canal MyNews


O post O dia que a ansiedade resolveu te enviar uma carta apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>