Arquivos Gustavo Caldeira Ministério - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/gustavo-caldeira-ministerio/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Tue, 08 Mar 2022 15:11:02 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 A sombra de um gigante em água fresca https://canalmynews.com.br/voce-colunista/a-sombra-de-um-gigante-em-agua-fresca/ Mon, 22 Nov 2021 18:03:13 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/a-sombra-de-um-gigante-em-agua-fresca/ Entender esse encaixe de todos os acontecimentos em calma nas ruazinhas interioranas do Brasil de pedra não é nem para quem compõe esse cenário pré-Renascimento

O post A sombra de um gigante em água fresca apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Aqui no interior, das tradições que retornam, a minha preferida é cadeira na calçada. Parece a dramaturgia de um vinil de Sá, Rodrix e Guarabyra nosso pós-país de agora. É de emocionar esse Brasil.

Os festivais de cultura popular já haviam sido mesmo dominados por burocratas da cultura, os coreógrafos de ciranda à solta e as peças interioranas vazias de gente e gente já salvas por editais, quem importa. Além do mais, não fosse o adolescente sertanejo universitário democratizando a autoestima de tantas pessoas a se arriscarem pelos bares a entreter o ambiente, tenho é medo de calcular o número de desempregados culturais.

Entender esse encaixe de todos os acontecimentos em calma nas ruazinhas interioranas do Brasil de pedra não é nem para quem compõe esse cenário pré-Renascimento: o olhar da mulher de sonhos em meia-idade de todo não acontecer, aceitando, pouco a pouco, o trânsito que lhe pertence, permitindo aos filhos continuar brincando após o ferimento.

As sinucas lotadas. As igrejas em fúria. A rendição das ruas ao espetáculo de si mesma, por mais que doa, é um fenômeno a ser apreciado, o público ocupa calçadas com antigas cadeiras de praia esgarçadas, lado a lado, posicionadas respeitosamente em direção à anfitriã da fachada. O ar de fora toma comboio de fuga, pois “- Ficar dentro de casa dá fome à toa”.

A constância no empurrar da bicicleta do senhor das roscas já não tão frescas me instiga, o desânimo que abafa o vendedor de picolé, seu agudo, quando alguém o chama é preciso gritar de novo, pois ele nem sempre acredita, e está quase sempre certo.

Entre tantos tons de miséria, a uniformizada revendedora de loterias não federais até entretém. Um instante de sonhos e fortuna logo reprimido por um sorriso incompleto, plateia é plateia, nem todas gostam de peças interativas.

Buscam algo pela rua os cães, dão inveja até certa idade, desviam de pedras com habilidade cênica, nos olhos dos moradores das calçadas uma curiosidade repentina volta a existir, um riso quase, um flerte por exercer, uma permissão ao macabro.

Um Brasil de ruas em que é chegar e assistir, sem vida, sem Lei Rouanet ou passaporte da vacina.


Quem é Gustavo Caldeira Ministério?

Gustavo Caldeira Ministério é teatrólogo

* As opiniões das colunas são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a visão do Canal MyNews


O post A sombra de um gigante em água fresca apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A gente elege quem está na profissão errada https://canalmynews.com.br/voce-colunista/a-gente-elege-quem-esta-na-profissao-errada/ Tue, 28 Sep 2021 19:40:35 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/a-gente-elege-quem-esta-na-profissao-errada/ Vocação tem relação com a atividade que a pessoa exerce? Tem políticos que parecem estar na “profissão errada”

O post A gente elege quem está na profissão errada apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A preservar-me mentalmente, volta e meia me pego pensando comigo como seria bom se o Mion comentasse ao vivo as lives do presidente. Ou se ele fosse debater no Choque de Cultura, da TV Quase, sim, ele ganharia o debate, certamente. Que o craque Neto fosse o técnico dos ministros, com toda a cobertura e em tempo integral, e deixassem com Denilson ao menos a Secretaria-Geral da Presidência da República, driblando os atritos e humilhando os vermelhos, mesmo sem driblá-los.

Já imaginou Bolsonaro solto e sorrindo com todo o seu arsenal no Jogo dos Pontinhos? Que tivesse um quadro no Arena SBT, no Zorra antigo, ou algo mais elaborado quem sabe, uma rinha de minhoca e quem perder, vira isca de tilápia. Na pedagogia quase humilhante do Como Será, sábado de manhã, ele não aguentava. Mas de repente um quadro mais social na Jovem Pan, ou no Pânico mesmo, entrevistando perambulante caminhoneiros de estradas bloqueadas, seria um ótimo apresentador.

O caçula ensinaria aos irmãos sobre a iniciativa privada, um no ramo de compra imobiliária, outro no de armas, e outro com robôs, cada um com a sua vocação. Mas não, o povo votou, e de novo em quem está na profissão errada.


Quem é Gustavo Caldeira Ministério?

Gustavo Caldeira Ministério é teatrólogo

* As opiniões das colunas são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a visão do Canal MyNews


O post A gente elege quem está na profissão errada apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>