24/11/2025 - Operação Barricada Zero na Cidade de Deus - 18º Batalhão de Polícia Militar - Fotos: Rafael Campos
Integração levou autoridades em diversas comunidades com intuito de derrubar barreiras que impedem circulação de moradores nos locais
Nesta segunda-feira (24), o Governo do Estado do Rio deu início ao projeto Barricada Zero. A ação marca a primeira etapa do plano para impedir barricadas montadas por criminosos que bloqueiam a circulação da população em diversas comunidades do Rio de Janeiro. As equipes removeram 214 toneladas de entulho e prenderam cinco suspeitos.
Em alguns pontos, houve resistência de criminosos, entre eles na Cidade de Deus. Além da capital, outros municípios também receberam operações do Estado. A ação é coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e envolve a Polícia Militar, a Polícia Civil, diversas secretarias estaduais e as prefeituras participantes.
Rio de Janeiro (Cidade de Deus, Zona Oeste)
Duque de Caxias (Mangueirinha)
Nova Iguaçu (Grão Pará)
Queimados (São Simão e Dom Bosco)
São Gonçalo (Jardim Catarina)
+ Morre 5º policial baleado na megaoperação dos Complexos da Penha e do Alemão, em outubro
“Essa ação integrada traz um recado muito claro para os que insistem em interromper o direito de ir e vir dos moradores: nós não vamos mais tolerar barricadas no Rio de Janeiro. E, para os que ousarem reinstalar esses obstáculos, a resposta será dada à altura, com operações das unidades especiais das polícias Civil e Militar”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A operação ocorre uma semana após Castro se reunir com diversos prefeitos. Para retirar as barricadas, as equipes utilizaram retroescavadeiras, rompedores, basculantes, caminhões de concreto, maçaricos, motosserras e profissionais treinados na remoção de bloqueios.
Castro reforçou que o plano segue o modelo adotado em Belford Roxo pelo prefeito Márcio Canella (União Brasil). O Barricada Zero funciona com divisão de responsabilidades: o Estado atua com a força policial, e as prefeituras oferecem apoio logístico. A reunião no Palácio Guanabara contou com a presença de Eduardo Paes (Rio), Capitão Nelson (São Gonçalo), Marcelo Delaroli (Itaboraí), Dudu Reina (Nova Iguaçu), Marotto (Mesquita), Glauco Kaiser (Queimados), Léo Vieira (São João de Meriti), Fernanda Ontiveros (Japeri) e Márcio Canella (Belford Roxo). Representantes de Nilópolis, Duque de Caxias e Maricá também participaram, mesmo sem a presença dos prefeitos.
retirada de entulho
aterramento de valas
requalificação urbana (iluminação, poda e limpeza)
definição de locais de descarte
valas abertas por criminosos
entulhos e restos de obra
estruturas improvisadas
concreto com ferros chumbados
carros abandonados
Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.
Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!