Corregedoria da PM prende cinco policiais suspeitos de crimes durante megaoperação Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Corregedoria da PM prende cinco policiais suspeitos de crimes durante megaoperação

Tamanho do texto:

Os agentes são acusados de desviarem armas com intuito de venderem para criminosos

Na manhã desta sexta-feira (28), a Corregedoria da Polícia Militar prendeu cinco agentes do Batalhão de Choque suspeitos de cometer crimes durante a megaoperação nos Complexos da Penha e do Alemão, realizada há exatamente um mês. A ação terminou com 122 mortes, entre elas cinco agentes do Estado. Além dos mandados de prisão, também houve buscas e apreensões.

Os agentes são alvo da investigação conduzida pela 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM). Entre as suspeitas, está o furto de um fuzil que seria vendido para outros criminosos. Os policiais presos são: o subtenente Marcelo Luiz do Amaral e os sargentos Eduardo de Oliveira Coutinho, Charles William Gomes dos Santos, Marcus Vinicius Ferreira Silva Vieira e Diogo da Silva Souza.

As câmeras corporais flagraram uma conversa entre os cinco policiais. Em um dos trechos, o sargento Souza diz: “Tem que ir para um lugar deserto, colocar na caçamba”. Logo depois, o PM Coutinho responde: “Eu vou montar é novamente”. Na sequência, Souza completa: “Lá pra cima, umas ruas desertas dessas aí”.

+ Barricada Zero: Governo do Rio e prefeituras iniciam operação em municípios

Já dentro de um acesso da comunidade, outro trecho mostra um policial dizendo: “Estou precisando bem de um farol”. Conhecido como Coutinho, ele se aproxima do subtenente e afirma: “Tem uma pecinha aqui que eu preciso”. O subtenente Amaral responde: “A hora é essa”.

Ainda pelas imagens, as câmeras registram o momento em que o sargento Coutinho retira a tampa de cobertura do motor, o farol dianteiro e as capas dos retrovisores. Depois, ele coloca o material em uma viatura com ciência do subtenente Amaral. Todos sabiam o que estavam fazendo.

A Polícia Militar afirmou em nota que “não compactua com possíveis desvios de conduta ou cometimento de crimes praticados por seus entes, punindo com rigor os envolvidos quando constatados os fatos”.

Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.

Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados