Moraes orienta governo do Rio apresentar relatórios de inteligência de megaoperação — Foto: Divulgação / Philippe Lima

Moraes orienta governo do Rio apresentar relatórios de inteligência de megaoperação

Tamanho do texto:

Ministro também exige a de preservação as câmeras corporais dos policiais

Nesta segunda-feira (10), o ministro Alexandre de Moraes determinou que o Governo do Rio de Janeiro, por meio do governador Cláudio Castro, envie à Corte todos os laudos de autópsia realizados após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do estado, que terminou com mais de 121 mortes no final de outubro.

Além disso, o Governo do Rio precisa apresentar os relatórios de inteligência que levaram as autoridades a realizar a megaoperação nos locais e cumprir a exigência de preservar as câmeras corporais dos policiais. Alexandre de Moraes é o relator provisório da ADPF das Favelas, ação que busca orientar e estabelecer regras para as operações do estado.

Uma semana após a megaoperação, Alexandre de Moraes se reuniu com o Governo do Rio e com as autoridades policiais que participaram da ação e solicitou esclarecimentos sobre o que ocorreu. Ele também solicitou a abertura de um inquérito para apurar a atuação de grupos do crime organizado no Rio de Janeiro. Já Cláudio Castro (PL) afirma que tudo ocorreu no limite.

A operação aconteceu no dia 28 de outubro e deixou um rastro de mortes e mais violência na zona norte do Rio de Janeiro. A intenção era prender chefes do tráfico no estado, o que não ocorreu. Por outro lado, criminosos que vieram de outros estados e se estabeleceram nos complexos da Penha e do Alemão foram detidos e alguns morreram.

Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.

Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados