Veja quais produtos foram taxados por Trump Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinando ordens executivas no salão oval da Casa Branca | Foto: Abe McNatt/Casa Branca

Veja quais produtos foram taxados por Trump

Segundo ordem assinada na quarta (30), quase 700 itens estão isentos da nova tarifa, mas café e carne ficaram fora das exceções

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, assinou na quarta-feira (30) a ordem executiva que declarou “emergência nacional” e implementou a tarifa de 50% sobre o Brasil. No entanto, diferente do anúncio original, o documento prevê o adiamento da aplicação da nova taxa e a isenção tributária para quase 700 produtos brasileiros.

Setores previstos para serem os mais impactados pelo tarifaço, como petróleo, laranja e aeronaves, foram incluídos na extensa lista de isenção da tarifa adicional. Por outro lado, alguns dos itens mais vendidos pelo Brasil, como café, carne e frutas, ficaram fora das exceções.

Os EUA são o segundo país que mais importa produtos brasileiros, ficando atrás apenas da China.

A tarifa adicional de 40%, que será somada a tarifa de 10% anunciada em abril desde ano (totalizando 50%) deverá entrar em vigor na próxima quarta-feira (06/08).

Quais produtos serão taxados?

De acordo com a ordem assinada por Trump, a regra geral é taxar todos os produtos brasileiros. Confiar a abaixo quais os principais itens vendidos ao mercado americano que serão afetados pela tarifa adicional:

  • Café: o Brasil é o principal exportador de café do mundo, destinando grande parte dos grãos aos EUA. Em 2024, por exemplo, as vendas somaram quase US$ 2 bilhões (aproximadamente R$ 11,2 bilhões).
  • Frutas: em 2023, o Brasil forneceu mais 1 milhão de toneladas de frutas ao mercado internacional.
  • Máquinas industriais e agrícolas: artigos de aeronaves e peças usadas pela indústria de papel e celulose foram isentas da tributação adicional, mas a grande maioria do maquinário brasileiro será taxado.
  • Carne bovina: embora o mercado americano seja o maior comprador de carne bovina brasileira, este setor também ficou fora da lista de isenção. No ano passado, segundo levantamento da Abrafrigo, 532 mil toneladas de carne foram exportadas para os EUA, correspondendo a 16,7% do volume vendido no mercado internacional.

Quais produtos não serão taxados?

O Anexo I do decreto assinado por Trump prevê a isenção da tarifa de 40% sobre mais de 694 produtos específicos como artigos de aeronaves civis, fertilizantes, metais e minerais específicos, produtos de ferro, aço, alumínio e cobre, produtos agrícolas e de madeira, produtos energéticos, além de castanhas e laranja, entre outros itens.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Entenda como o tarifaço de Trump pode afundar a economia brasileira:

Compartilhar:

Relacionados