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Eleições 2024

Marçal é o novo vendedor de promessas

Enquanto Bolsonaro aprendeu a usar as redes sociais, Marçal nasceu nelas, nadou de braçada, e agora quer nos afogar em seu mar de desinformação

por Luis Festas em 25/08/24 21:20

Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal | Foto: Reprodução/MyNews

Na São Paulo de 2024, onde tudo pode acontecer — e geralmente acontece —, surge uma figura que parece saída de um reality show de mau gosto, mas que, acreditem, é a vida real: Pablo Marçal. Um sujeito que, ao contrário dos políticos tradicionais, não veio de uma longa carreira no serviço público ou de uma dessas famílias que já nos acostumamos a ver na política. Não, Marçal é um produto da era digital, um empresário que trocou o mundo dos coachs motivacionais pelo palanque, e que agora quer ser prefeito da maior cidade da América Latina. Marçal é o novo vendedor de promessas.

Mas Pablo Marçal não é apenas mais um rosto na multidão de candidatos. Ele é uma versão moderna do camelô de praça, mas ao invés de vender relógios falsificados ou milagres em frascos, ele vende a si mesmo. Com a desenvoltura de um apresentador de infomercial, ele aplicou à política as mesmas técnicas que usou para vender cursos de “fique rico rápido” pela internet. Marçal não promete soluções, ele promete likes, shares e, claro, votos. É o “follow” que pode mudar São Paulo, ou ao menos garantir mais uns trocados na conta bancária dele.

E ele não está de brincadeira. Seu sucesso no mercado digital é tão grande que, em uma única campanha, faturou nada menos que R$ 100 milhões. Isso mesmo, ele transformou a política em um grande negócio, onde o produto principal é ele mesmo. Cada live, cada tweet, cada post no Instagram é calculado para atrair a atenção de uma plateia ávida por escândalos e polêmicas. Marçal entendeu como ninguém que, na economia da atenção, o que importa não é o que você diz, mas o quanto você grita. E ele grita — e muito.

O problema é que, enquanto ele faz a festa nas redes sociais, a democracia vai se desfazendo pelos cantos. A lógica de Marçal é a da destruição: queimar os navios, destruir as pontes e, se sobrar tempo, pisotear as flores do jardim. Ele não quer reformar o sistema, ele quer implodir tudo, e nos deixar sentados nos escombros, com um celular na mão e um sorriso amarelo no rosto, tentando entender o que diabos aconteceu.

E acreditem, Marçal não é só um perigo para São Paulo. Se ele vence, ou mesmo se chega perto, abre-se um precedente perigoso para o país todo. Ele não é Bolsonaro 2.0, como alguns sugerem. Ele é algo pior: uma versão turbinada, digitalizada e muito mais esperta do que o original. Marçal despreza Bolsonaro, e com razão. Enquanto Bolsonaro aprendeu a usar as redes sociais, Marçal nasceu nelas, nadou de braçada, e agora quer nos afogar em seu mar de desinformação.

Notem o detalhe: perdendo ou ganhando a eleição, ele sempre ganha. A exposição que ele tem tido de graça (veja esse texto, vídeos e podcasts do Mynews, CBN, Meio, Globo, entre muitos outros) custaria a ele centenas de milhões de reais se fosse impulsionamento pago. Se ganhar a eleição, ele ganha. Se perder… também ganha. Ficará ainda mais rico, com mais possibilidades de ameaçar as instituições políticas.

Então, o que fazer diante dessa ameaça? Talvez devêssemos adotar a estratégia que usamos para lidar com baratas: quando você vê uma, pode apostar que há dezenas escondidas nas sombras. Precisamos de uma Justiça Eleitoral que saia do tempo das charretes e chegue logo na era dos carros elétricos. Uma Justiça que seja rápida, eficaz e que entenda que, na era digital, cada segundo conta. Pablo Marçal cometeu vários crimes e devia responder por eles na esfera criminal, antes que seja tarde demais. Porque se não agirmos logo, corremos o risco de ver São Paulo — e o Brasil — virar um grande palco para o próximo grande show de Pablo Marçal. E dessa vez, a entrada não será gratuita.

Porque, como já dizia o outro, depois de Pablo Marçal, só o dilúvio.

*Luis Festas é engenheiro de informática e membro do MyNews

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