Hermínio Bernardo

Conflito entre Israel e Palestina

Literatura nos traz a Cidade Santa que é o centro de disputas históricas

por Hermínio Bernardo em 14/05/21 20:21

A recente onda de violência entre Israel e Hamas já matou mais de 100 pessoas. O último balanço, desta sexta-feira (12), aponta que são 127 vítimas, sendo 119 palestinos e 8 israelenses. Ao menos 31 crianças morreram e quase mil pessoas ficaram feridas.

O conflito da última semana começou no mês passado. Houve o Ramadã, o período sagrado para os muçulmanos que fazem jejum e rezas. Houve conflitos e tensão entre árabes e judeus em áreas palestinas dentro de Israel como em Jerusalém Oriental, a parte palestina da cidade que é ocupada por Israel.

Grupos extremistas de Israel protestaram e realizaram passeatas em áreas de maioria palestina. Em resposta, o Hamas disparou foguetes da Faixa de Gaza. E, como consequência, Israel iniciou bombardeios.

Destruição na Faixa de Gaza após bombardeio israelense. Foto: redes sociais
Destruição na Faixa de Gaza após bombardeio israelense. Foto: redes sociais

As forças israelenses enviaram tropas para a região que faz fronteira com a Faixa de Gaza. O objetivo é atacar o Hamas, grupo palestino político e armado que comanda a Faixa de Gaza, que é considerado como terrorista pelo governo israelense.

É preciso entender a História para compreender e analisar a questão entre palestinos e israelenses. A partir disso, ouvimos e contextualizamos suas diferentes histórias. Para isso, a recomendação é Karen Armstrong, uma das principais autoras de livros envolvendo religiões.

Em “Jerusalém – uma cidade e três religiões”, Karen narra a história da cidade que é considerada santa para judeus, cristãos e muçulmanos. Ela conta dos primeiros habitantes até os conflitos atuais, que parecem não ter solução.

“Em ambos os lados do conflito a religião está se tornando cada vez mais belicosa. A apocalíptica espiritualidade dos extremistas que propõem atentados suicidas, explodindo santuários alheios ou desalojando outras pessoas, seduz uma pequena minoria, mas engendra ódio em maior escala. Ambos os lados endurecem após uma atrocidade, e a paz se torna uma perspectiva mais distante.”

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR