Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

PARALIMPÍADAS

Em bela cerimônia de encerramento, Paralimpíada de Tóquio celebra a diversidade

Campanha brasileira quebra recorde de ouros, iguala total de medalhas e melhor posição no quadro. Nadador Daniel Dias é homenageado

por Thiago Fidelix em 05/09/21 14:20

A cerimônia de encerramento da paralimpíada de Tóquio foi realizada neste domingo (5). A festa celebrou a diversidade com cores, ritmos e luz. Mesmo sem público, devido a pandemia do coronavírus, o evento celebrou o sentimento de confraternização e mandou uma mensagem de esperança enaltecendo a importância da diversidade.

Cerimôni de encerramento da paralimpíada de Tóquio. Foto: Matsui Mikihito/CPB

O porta-bandeira da delegação brasileira foi o nadador Daniel Dias, que se aposentou aos 33 anos. O atleta se despede de Tóquio com três medalhas de bronze, totalizando 27 conquistas paralímpicas em quatro paralimpíadas. Agora, o ex-nadador foi eleito o novo representante do Conselho de Atletas do IPC. Ele é o maior medalhista e maior campeão paralímpico da história do Brasil.

Maior atleta paralímpico da história do Brasil, Daniel Dias foi homenageado. Foto: Matsui Mikihito/CPB.

O Brasil tem muito o que celebrar após o encerramento dos jogos. O país bateu recorde ao somar 22 ouros, ultrapassando a marca de 21 ouros alcançados em Londres 2012. Esta é a melhor participação brasileira da história nos Jogos Paralímpicos.

A delegação conseguiu igualar o total de 72 medalhas da Rio 2016. O Brasil terminou a competição na sétima colocação no quadro, repetindo também a melhor posição do Brasil na história, obtida em Londres.

Em Tóquio, as conquistas foram distribuídas em 14 esportes, o que marca outra quebra de recorde. O Brasil chegou ao pódio e conquistou medalha nas seguintes modalidades: atletismo, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, parabadminton, paracanoagem, parataekwondo, remo, tênis de mesa e vôlei sentado. 

O Brasil se consolidou como potência paralímpica e superou os objetivos propostos antes do evento. O principal era se manter no top 10 do quadro de medalhas. O Brasil superou a expectativa e ficou a três ouros do top 5.  A próxima edição das paralimpíadas será Paris 2024. 

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR