Taxas de juro em alta em todo o mundo, com aperto monetário maior do que o previsto inicialmente, segundo análise publicada pelo Fundo Monetário Internacional
por da Redação em 01/08/22 13:34
Após troca na presidência da Petrobras, mercado brasileiro abre com forte queda. Foto: Pixabay (Reprodução).
Taxas básicas de juros: Esta é uma semana de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e o mercado espera por uma alta de 0,5 ponto percentual na taxa básica brasileira. A expectativa é de que seja a última alta promovida pelo Copom neste ciclo de aperto monetário. Se confirmado =, a taxa brasileira ficaria em 13,75%. Mas no mercado ainda há quem espere que a taxa básica ultrapasse os 14% em dezembro. Já op Fundo Monetário Internacional publicou análise que mostra que as taxas de juro no mundo terão uma alta maior do que era previsto inicialmente.
“Há poucos meses, os bancos centrais das principais economias esperavam que pudessem apertar a política monetária de forma muito gradual”, diz a análise do FMI. “A inflação parecia ser impulsionada por uma combinação incomum de choques de oferta associados à pandemia e, posteriormente, à invasão da Ucrânia pela Rússia, e esperava-se que diminuísse rapidamente assim que essas pressões diminuíssem”, diz o texto assinado por Tobias Adrian, Christopher Erceg e Fabio Natalucci.
LEIA TAMBÉM: Como calcular a inflação
Contudo, agora, com a inflação subindo para máximas de várias décadas e as pressões de preços se ampliando para habitação e outros serviços, os bancos centrais reconhecem a necessidade de agir com mais urgência para evitar o desancoramento das expectativas de inflação e prejudicar sua credibilidade. “Os formuladores de políticas devem prestar atenção às lições do passado e estar resolutos para evitar ajustes potencialmente mais dolorosos e perturbadores no futuro”.
O Federal Reserve, o Banco do Canadá e o Banco da Inglaterra já aumentaram acentuadamente as taxas de juros e sinalizaram que esperam continuar com aumentos mais consideráveis este ano. O Banco Central Europeu recentemente elevou as taxas pela primeira vez em mais de uma década.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR