Praticamente qualquer player não financeiro pode desenvolver uma oferta de ‘Embedded Finance’; receitas adicionais podem chegar a R$ 24 bilhões por ano até 2026
por Henrique Galotti, Luiz Caselli, Sergio Biagini em 23/01/23 19:06
Henrique Galotti, Diretor de Consultoria na Deloitte (Foto: Divulgação)
Diversos serviços financeiros estão sendo ofertados para além dos bancos tradicionais e outras instituições financeiras. Atualmente, a tecnologia e os novos modelos de negócios permitem que outras indústrias, como a de consumo, incluam serviços financeiros também em suas jornadas. Tais serviços ofertados por instituições não financeiras têm grande potencial para alavancar a receita de empresas como redes varejistas, e-commerce, segmento de bebidas, telecomunicações etc.
Praticamente qualquer player não financeiro é candidato para desenvolver uma oferta de Embedded Finance, seja para fornecer produtos e serviços para seus clientes e fornecedores (seja B2B, modelo de negócio em que o cliente final é uma outra empresa, seja B2C, cujo cliente final é uma pessoa física) ou para reduzir custos e aumentar a eficiência interna.
Em algumas situações, a própria instituição, com sua estrutura e licenças fornecidas pelo Banco Central do Brasil (BACEN), garantem a operação. O termo em inglês ‘Embedded Finance’ é um conceito no qual empresas que não são nativas do setor financeiro passam a integrar e a oferecer produtos e serviços dessa área incorporados às suas soluções. É o que acontece, por exemplo, quando um aplicativo de e-commerce começa a oferecer ao cliente uma conta de pagamento ou produtos de crédito ou seguros, além da plataforma de venda de produtos.
A Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, mostra em estudo recém-lançado, o potencial tamanho desse mercado de ‘Embedded Finance’ no Brasil. Esse mercado poderá obter receita anual adicional de até R$ 24 bilhões até 2026 para os setores de varejo, bens de consumo e outros serviços que, juntos, movimentam mais de 35% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.
Deste montante, R$ 13,9 bilhões seriam provenientes da oferta de crédito e R$ 10,1 bilhões de outros serviços, como conta de pagamento, adquirência, investimentos, PIX e boleto. Em sua grande maioria focada até o público de classe C (cuja renda mensal é de até cinco salários-mínimos) e Pequenas e Médias Empresas, as PMEs, estima-se que esses setores sejam responsáveis pela oferta de crédito de até R$ 83 bilhões em 2026, valor que hoje os clientes buscam em instituições financeiras, mas que não é explorado amplamente devido a regras rigidas de concessão, altas taxas e ofertas não flexiveis.
Essa gama de oportunidades para as instituições não financeiras se deve a mudanças regulatórias e flexibilizações do mercado. Desde 2013, o Banco Central vem criando regulações que flexibilizam as estruturas necessárias para que novos entrantes possam ofertar serviços financeiros de uma forma segura, aumentando assim a competição e melhoria da qualidade dos serviços prestados. Serviços adjacentes relacionados à gestão financeira também ganham espaço com o Embedded Finance, tanto com a oferta de produtos tradicionais dentro de novos modelos de negócios quanto como forma de ganhar eficiência e assumir operação de produtos que tradicionalmente eram ofertados por bancos. Empresas de varejo e a indústria de consumo passam a ofertar emissão de boletos, antecipação de recebíveis, gestão de caixa, conta investimento e outros produtos que permitem maior eficiência interna e/ou novas fontes de receita.
Um indicativo das ações do BACEN e da relevância do tema é a quantidade de instituições cadastradas e autorizadas a operar na execução de PIX. Até junho de 2022, o diretório do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) contava com 777 instituições autorizadas a operar como participante direto e indireto. Essa desintermediação da oferta de produtos financeiros dos bancos tradicionais vem fomentando a criação de novos modelos de negócio que estão melhorando a experiência atual dos consumidores e tornando disruptivos modelos antigos com novas ofertas de valor, promovidas tanto pelo aporte tecnológico quanto pelos benefícios de se ofertar serviços financeiros embutidos dentro de outras cadeias controladas pela indústria com menor fricção.
O Embedded Finance atrai dois grandes tipos de investimento:
1. Em fintechs e outras techs que desenvolvem componentes que podem ser embutidos em empresas não financeiras.
2. E em empresas não financeiras que possuem uma proposta de valor que permita uma oferta agregada de serviços financeiros direta aos seus clientes, que pode ser feita via desenvolvimento direto ou por contratação dos serviços ofertados pelas empresas do primeiro grupo.
As oportunidades aqui discutidas são também para os bancos tradicionais e instituições financeiras. É notório que a indústria não financeira não quer perder o foco do seu core business, mas sim agregar à oferta de produtos financeiros à jornada dos seus clientes. Assim, essas empresas poderão buscar apoio de parceiros financeiros com estrutura robusta de processos, sistemas e pessoas. Nesse contexto, há uma oportunidade relevante para a indústria financeira se reinventar, com possíveis ofertas como: “plataformização” do core bancário e oferta sob o modelo de Banking as a Service; no modelo “as a Service”, é possível ampliar a base de clientes e gerar oportunidade de crosssell; venda de serviços de terceirização de backoffice; apoio em todo o processo regulatório e relação com o regulador.
Para as organizações financeiras aproveitarem as oportunidades existentes, o primeiro passo é avaliar o mercado potencial, o nicho e a oferta de valor que será agregada para seus clientes atuais dentro de sua jornada, para depois definir produtos e uma estratégia de entrada no mercado. Apesar de todas as simplificações promovidas pelo regulador, comercializar produtos financeiros exige desenvolver funções importantes dentro da organização, sem falar no arcabouço regulatório exigido para operar no mercado financeiro.
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