Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

Coronavírus

Novo lockdown em Londres aumenta medo sobre variação da Covid-19

Nova cepa da Covid-19 é mais transmissível, mas não deve interferir em eficácia da vacina

por Gabriela Lisbôa em 22/12/20 09:42

O Reino Unido impôs um novo lockdown em toda a região de Londres em razão de uma mutação da Covid-19. Desde a meia-noite de sábado, lojas não essenciais devem ficar fechadas e as pessoas devem ficar em casa. A exceção é para alguns tipos de trabalho e compras essenciais. Os locais de culto vão permanecer abertos, mas as famílias estão proibidas de se reunir no Natal. O deslocamento para outras regiões também está proibido.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse há poucos dias que seria muita crueldade proibir as famílias de se reunir no Natal, mas teve que mudar de ideia por conta de uma mutação do vírus que causa a Covid-19.  Cientistas dizem que essa nova variante pode ser até 70% mais transmissível, mas ainda não existem evidências de que seja mais mortal ou resistente às vacinas.

Lockdown em Londres em razão da Covid-19
Lockdown em Londres em razão da Covid-19.
(Foto: Pixabay)

De acordo com a jornalista Mariana Varella, que é especialista em cobertura de saúde e ciência e coordena o portal Dráuzio Varella, é importante esclarecer que os vírus sofrem mutações o tempo todo e boa tarde não são vantajosas para os vírus, ou seja, as mutações não os fortalecem, necessariamente.

“O que é diferente nessa mutação? Ela aumentou a chance de transmissão, com essa mutação o vírus fica mais transmissível, se replica com mais facilidade. Mas até onde se sabe, isso não altera a eficácia da vacina porque a nossa resposta imunológica causada pela vacina é bastante robusta, então ela dá conta dessa mutação”, explica Varella em conversa no programa Almoço do MyNews, na segunda-feira (21).

A jornalista, porém, faz uma ressalva: estamos em um período de pandemia, o vírus é novo e essa mutação é recente. É preciso que os cientistas desenvolvam mais pesquisas sobre ela, então novas informações podem surgir nos próximos meses.

Essa variante já não está restrita a Londres. Foi detectada também em um paciente na Itália, uma pessoa que esteve na Inglaterra e vai ficar em isolamento nos próximos dias.

Por causa disso, vários países já proibiram voos para o Reino Unido: Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Israel, Canadá, El Salvador e África do Sul. A Rússia anunciou que suspenderá voos a partir desta terça-feira (22).

O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que a nova variante não está fora de controle. Também disse que ao impor medidas restritivas, os países estão sendo prudentes e agindo com base no princípio da precaução.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR