Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Notícias

INVESTIGAÇÃO

Veja como caso das joias pode prejudicar Bolsonaro

Jornalista Marcio Forte elenca as possíveis penalidades que Bolsonaro pode enfrentar após o escândalo com as joias sauditas

por Camilla Lucena* em 11/07/24 20:23

Foto: Reprodução/MyNews

A investigação sobre o esquema do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias pode acarretar em quatro tipos de penalidades — pecuniária, penal, eleitoral e reputacional —, avaliou o jornalista Márcio Fortes durante participação no Não é bem assim desta quarta-feira (10).

A pena pecuniária se refere ao pagamento de multas, enquanto a penal está diretamente ligada à questão da prisão — que pode ser a condenação, a prisão preventiva ou a prisão temporária. “Na penalidade eleitoral formal, os tribunais regionais eleitorais e o TSE condenam as pessoas a não poderem ser candidatos”, explicou.

Na visão de Marcio Fortes, o impacto que a investigação e o indiciamento causam sobre a reputação de Bolsonaro é muito relevante. Isto é, diante das investigações que se acumulam, a imagem do ex-presidente é marcada cada vez mais por acusações, mesmo que ainda não haja qualquer condenação fora da esfera eleitoral. “Quem sofre uma busca e apreensão em casa, mesmo sem ter culpa de nada […] já [sofre também] uma condenação”, opinou, uma referência ao princípio constitucional da ampla defesa e do contraditório.

Leia mais: Entenda o que diz a Polícia Federal sobre o esquema de Bolsonaro no caso das joias

A Polícia Federal entregou ao Ministério Publico, em 4 de julho, o relatório da investigação no caso das joias sauditas, indiciando o ex-presidente pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e peculato (que ocorre quando alguém se utiliza do cargo público para se apropriar ou desviar bens públicos).

Veja a análise completa:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR