STF permite que assessor de Trump visite Bolsonaro na Papudinha Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil justiça

STF permite que assessor de Trump visite Bolsonaro na Papudinha

Ministro do STF manteve regras do sistema prisional e marcou encontro entre o ex-presidente e o assessor norte-americano Darren Beattie para o dia 18 de março, em Brasília

00:00
  • O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou a visita do assessor de Donald Trump, Darren Beattie, ao ex‑presidente Jair Bolsonaro na prisão de Papudinha, em Brasília.
  • A reunião está agendada para 18 de março, das 8 h às 10 h, após decisão tomada nesta terça‑feira (10).
  • Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado; a autorização segue as normas de visitas ao presídio.
  • Beattie poderá estar acompanhado de intérprete, cuja identidade será informada às autoridades, e participará de um evento sobre minerais estratégicos em São Paulo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou que Darren Beattie, assessor do governo de Donald Trump responsável por temas ligados ao Brasil, visite o ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão. A decisão foi tomada nesta terça-feira (10) e estabelece que o encontro ocorrerá no dia 18 de março, entre 8h e 10h.

Bolsonaro está detido na unidade conhecida como Papudinha, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado. Como relator do processo que levou à condenação do ex-presidente, Moraes também é responsável por analisar pedidos relacionados às visitas recebidas por ele no presídio.

A defesa de Bolsonaro havia solicitado autorização excepcional para que a reunião com o assessor norte-americano ocorresse nos dias 16 ou 17 de março. O ministro, no entanto, negou a alteração do calendário de visitas, afirmando que não há previsão legal para modificar o regime do estabelecimento prisional e que os visitantes devem se adequar às regras já estabelecidas.

Na decisão, Moraes também autorizou que Beattie esteja acompanhado de um intérprete, desde que a identidade seja informada previamente às autoridades. O assessor, ligado a setores conservadores dos Estados Unidos, deve estar no Brasil na próxima semana e também tem participação prevista em um evento sobre minerais estratégicos em São Paulo.

Compartilhar:

Relacionados