O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) disse que o boné que roubou as atenções no Congresso neste sábado, 1º, foi ideia de Alexandre Padilha, ministro temporariamente exonerado da Secretaria de Relações Institucionais, e a frase é do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. Para ele, os dizeres “O Brasil É dos Brasileiros” encaixam como uma luva para o momento atual.
O assessório contrapõe ao usado por bolsonaristas em apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Após a vitória do republicano, o governador de São Paulo, por exemplo, fez um vídeo usando um boné vermelho com a frase “Make America Great Again”, ou seja, “Faça a América Grande Novamente”.
Leia mais: Alcolumbre é eleito presidente do Senado: ‘Não estou em busca de protagonismo’
“Eu acho que não é muito adequado ficar batendo palmas para países estrangeiros e esquecer dos nossos interesses e da agenda que nós temos para o Brasil. O lugar do Brasil no mundo é afirmado pelos seus nacionais, pelos seus brasileiros, e a gente quis aproveitar esse momento para afirmar em alto e bom som isso”, disse o senador ao MyNews.
Randolfe Rodrigues afirmou que já imaginava que a iniciativa chamaria a atenção: “Nós acreditávamos que, pela circunstância de usar boné, já iria ter repercussão, segundo lugar, além de ter sido um boné de muito bom gosto, com nossas cores – é minha cor predileta, o azul – foi com uma frase que acho que reafirma o verdadeiro patriotismo.
Entre os que usaram o boné estavam Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social; Carlos Fávaro, da Agricultura; e Camilo Santana, da Educação.