Escola terá o direito de desfilar pelo Grupo Especial em 2026
A Acadêmicos de Niterói conquistou o título da Série Ouro e garantiu o direito de desfilar no Grupo Especial em 2026. A vitória veio no terceiro ano em que a escola competiu entre os membros de acesso do Rio de Janeiro.
É importante lembrar que, entre as 16 escolas da Série Ouro, Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu não participaram da avaliação. Elas desfilaram como hors-concours por conta do incêndio ocorrido no dia 12 na Maximus Confecções. O fogo destruiu a fábrica de fantasias, causou a morte de um aderecista e deixou outras 20 pessoas feridas.
LEIA MAIS: Carnaval 2025: Veja o resumo sobre os três dias de desfiles no Rio de Janeiro
Enquanto isso, as tradicionais São Clemente e Tradição sofreram o rebaixamento para a Série Prata e, por isso, vão desfilar na Intendente, em vez da Sapucaí. Já a Unidos de Padre Miguel, que caiu do Grupo Especial, retorna à Série Ouro.
Com o enredo Vixe Maria, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins, a Acadêmicos de Niterói levou para a Sapucaí uma das festas mais populares do Brasil. O samba empolgou as arquibancadas, e os componentes – ou quadrilheiros – cantaram o tempo todo.
NÃO PERCA: Na despedida de Neguinho da Beija-Flor, escola conquista seu 15ª título
Agora, com somente seis anos de existência, a escola terá a oportunidade de desfilar no Grupo Especial. No entanto, enfrenta um grande desafio: desde a ascensão da Paraíso do Tuiuti, em 2016, nenhuma agremiação conseguiu permanecer na elite do Carnaval por mais de um ano.