Redes sociais explodem com anúncio de novo técnico e interações passam da casa de milhões em vários temas
A CBF, por meio de seu presidente, Ednaldo Rodrigues, realizou o desejo de contar com o técnico Carlo Ancelotti. Ele assinou contrato até o final da Copa do Mundo de 2026 e será o primeiro estrangeiro a comandar a amarelinha em um Mundial. A internet explodiu em comentários sobre o acerto. E o MyNews fez um levantamento sobre a procura por esse assunto e outros.
Segundo levantamento, nas primeiras 24 horas após o anúncio, foram gerados mais de 12,5 milhões de impactos, somando 347 mil menções com hashtags relevantes, além de mais de 5,1 milhões de interações diretas, entre curtidas, comentários e compartilhamentos. As visualizações estimadas ultrapassaram 7,4 milhões, consolidando o tema como um dos principais assuntos do ambiente digital esportivo global.
VEJA: Deputada aciona o STF e exige retirada de Ednaldo da presidência da CBF
O levantamento considerou as plataformas X, Facebook e Instagram. Foram capturadas publicações com as hashtags #futebol, #selecaobrasileira, #ancelotti, #explorar, #cbf e o termo que rapidamente ganhou força entre os internautas: #foraedinaldo, em referência ao atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues.
Assuntos considerados quentes e muito procurados pelo público que acompanha futebol com frequência e também política, temas que sempre caminham juntos. Além disso, houve grande repercussão sobre uma possível saída de Ednaldo do cargo de presidente da CBF.
Outro ponto de destaque foram os países que comentaram sobre a contratação: Estados Unidos, Itália, Argentina, Espanha, França, Portugal e México se destacaram entre os que mais interagiram com conteúdos relacionados ao anúncio. Isso reforça a força do futebol brasileiro e, principalmente, da Seleção no cenário global.
Entre as hashtags mais utilizadas no período, os destaques foram:
#selecaobrasileira – 119.873 menções
#futebol – 84.002 menções
#ancelotti – 72.451 menções
#cbf – 41.093 menções
#foraedinaldo – 38.714 menções
#explorar – 29.580 menções
Por fim, o saldo da análise revela um cenário de forte engajamento digital e uma audiência amplamente mobilizada. A chegada do novo técnico foi celebrada com entusiasmo por grande parte do público, mas também serviu de gatilho para manifestações de cobrança à atual gestão da CBF. A ascensão espontânea da hashtag #foraedinaldo demonstra que, além do apoio esportivo, existe uma demanda reprimida por mais diálogo e transparência nas decisões institucionais.
Levantamento de Alek Maracaja ao MyNews