Brasil

CULTURA

Gal Costa: 7 discos para entender a carreira da cantora

Veja uma seleção com 7 álbuns essenciais na discografia da intérprete baiana

por Vinícius Lucena em 09/11/22 15:18

Gal Costa em um dos seus últimos shows, no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) | Foto: Felipe Souto Maior - Secult-PE / FUNDARPE

Gal Costa, uma das maiores vozes da música, morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos. A informação foi confirmada na manhã de hoje (9) pela assessoria de imprensa, que não divulgou detalhes sobre a causa do falecimento.

Na ativa desde a década de 1960, Gal começou a carreira no cerne da Tropicália e, ainda nos anos 60, emplacou sucessos icônicos, como Divino Maravilhoso e Baby, de Caetano Veloso. Depois, a artista passou por uma série de reinvenções e dialogou com diversas vertentes da música brasileira.

Veja uma lista com oito álbuns para entender a versatilidade de Gal Costa:

1) Gal Costa (1969)
No início da carreira, o primeiro clássico de Gal é marcado por uma sonoridade e estética tropicalista. Cinco das doze composições são de um dos maiores parceiros da cantora, Caetano Veloso. “Não identificado”, que já havia sido gravada por Caê, ganha sua versão mais marcante; o mesmo acontece com “Baby” e “Divino Maravilhoso”. O disco tem, ainda, tons de samba-rock, com Que Pena (Ela já não gosta mais de mim), de Jorge Ben.

2) Fa-tal (1971)
“Gal a todo vapor”, como diz o subtítulo do álbum. Trata-se de um dos álbuns ao vivo mais importantes da música brasileira, que reúne registros da cantora em diversas apresentações no ano de 1971. É dividido em duas partes: voz e violão e a apresentação com banda; nesta última, destacamos a versão de “Vapor Barato”, de Jards Macalé e Wally Salomão. Ainda, há versões únicas de músicas populares e de sons contemporâneos ao lançamento do disco, como “Dê um Rolê”, dos Novos Baianos.

3) Cantar (1974)
Parceria com Caetano, produtor, e João Donato, responsável pelos arranjos, Cantar é um mergulho de Gal em um espaço mais musical. Há aqui músicas mais “solares”, como “Barato Total”, composição de Gilberto Gil; mas também há momentos pra baixo, como “Lágrimas Negras”, um dos clássicos da carreira de Gal.

4) Água Viva (1979)
Para ilustrar a fase mais pop de Gal, indicamos Água Viva. Lançado no fim dos anos 1970, o disco traz indícios do que seria a carreira da cantora na década seguinte. Os anos 80 trouxeram uma Gal popular, com hits, aparições em novelas, especiais de TV e duetos marcantes. Água Viva tem “Folhetim”, de Chico Buarque; “Paula e Bebeto”, de Milton Nascimento, entre outras canções marcantes.

5) O sorriso do Gato de Alice (1993)
Um dos registros mais potentes de Gal. Consolida uma transição entre a artista essencialmente pop, responsável por hits estrondosos marcados por sonoridades típicas dos anos 1980, e uma Gal mais introspectiva, reclusa.

6) Recanto (2011)
De 1993, damos um salto para os anos 2010. Aqui, Gal assume uma roupagem moderna, dialogando intensamente com bases eletrônicas (tem até autotune!). Tem a produção de Moreno Veloso e do pai, Caetano, que compôs a maioria das músicas. Esse disco apresenta uma roupagem que Gal assumiria ao longo da década e nos últimos anos da sua carreira.

7) A pele do futuro (2018)
Depois de Estratosférica (2015), Gal volta ao estúdio e lança “A pele do Futuro”, um disco marcado por uma mistura de sonoridades que vão da dance music (na dançante “Sublime”) ao sertanejo moderno de Marília Mendonça, com quem Gal faz um dueto marcante em “Cuidando de Longe”. “Palavras no Corpo”, de Silva e Omar Salomão, também merece destaque; a música compôs, inclusive, o setlist da última turnê de Gal, “As várias pontas de uma estrela”.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR