Em entrevista a rádios da Bahia, presidente classificou em sua visão motivos dos preços estarem em alta
por Leonardo Cardoso em 06/02/25 12:04
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursa durante o lançamento do novo programa Minha Casa, Minha Vida, em Santo Amaro (BA) | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil - 14.02.2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (06), em entrevista, que o Brasil precisa passar por um “processo educacional”. Segundo ele, os consumidores devem aprender a evitar a compra de produtos com preços altos nos supermercados do país.
“Uma das coisas mais importantes para controlar os preços é a própria atitude do povo. Se você vai ao supermercado e desconfia que determinado produto está caro, não compra. Se todo mundo tiver essa consciência e deixar de comprar o que considera caro, o vendedor terá que baixar o preço para vender. Caso contrário, o produto vai estragar”, declarou Lula em entrevista a rádios da Bahia.
VEJA TAMBÉM: Lula recebe presidentes da Câmara e do Senado e afirma que relação será boa
Aliás, o presidente defendeu a necessidade dessa mudança de comportamento: “Esse é um processo educacional que precisamos fazer com o povo brasileiro. O consumidor não pode ser extorquido. Quando percebem que a massa salarial cresceu e o salário aumentou, aumentam os preços. Não pode ser assim. É preciso responsabilidade”, afirmou.
A alta do dólar
A condução da política monetária pelo Banco Central
O aumento da exportação de produtos
“Esse problema me persegue desde os tempos em que trabalhava no chão de fábrica. Quando a inflação cresce, o preço dos alimentos sobe, e o trabalhador que vive de salário paga a conta. Quando aumentamos o salário mínimo acima da inflação, a massa salarial cresce, e precisamos compensar isso com uma redução no preço dos alimentos”, concluiu Lula.
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR