Petista vence cenários contra todos os possíveis nomes da disputa em 2026, menos atual Governador de São Paulo
As eleições de 2026 continuam distantes, mas o cenário começa a se desenhar. O atual presidente Lula (PT) lidera em todas as intenções de voto, tanto no primeiro quanto no segundo turno, especialmente contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, que deve concorrer com o apoio de Jair Bolsonaro.
A lista de possíveis candidatos inclui, além de Lula e Tarcísio, Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União). A direita se movimenta para definir rapidamente um nome competitivo.
Com as recentes movimentações de Lula e os embates com o presidente americano Donald Trump, o petista ganhou pontos com o eleitorado, aquecendo a disputa para o próximo ano. O tarifaço imposto pelos Estados Unidos atinge diretamente o governador de São Paulo.
VEJA: Embate com Trump e ricos x pobres melhoram popularidade de Lula
“As simulações de segundo turno mostram os efeitos negativos da associação de Bolsonaro ao tarifaço de Trump contra o Brasil. Na pesquisa anterior, ele e Lula estavam empatados numericamente, com 41% cada. Agora, o petista abriu 6 pontos de vantagem”, disse Felipe Nunes.
O atual presidente (PT) aparece com 32% das intenções de voto e mantém vantagem acima da margem de erro sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 26%. Ciro Gomes (PDT) registra 8%, tecnicamente empatado com Ratinho Júnior (PSD), que tem 6%.
Veja os números:
Lula (PT): 32%
Jair Bolsonaro (PL): 26%
Ciro Gomes (PDT): 8%
Ratinho Júnior (PSD): 6%
Ronaldo Caiado (União Brasil): 3%
Romeu Zema (Novo): 2%
Indecisos: 9%
Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
Lula também lidera na disputa contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 32% a 15%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 12%, tecnicamente empatado com Tarcísio. Ronaldo Caiado (União) tem 5%, e Romeu Zema (Novo) soma 4%, ambos em empate técnico.
Confira os números:
Lula (PT): 32%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 15%
Ciro Gomes (PDT): 12%
Ronaldo Caiado (União Brasil): 5%
Romeu Zema (Novo): 4%
Indecisos: 11%
Branco/Nulo/Não vai votar: 21%
Confira os dados
Lula (PT): 41% (eram 41% em junho);
Tarcísio de Freitas: 37% (eram 40%);
Contudo, o petista também vence em embates contra Ratinho Júnior, Eduardo Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente. Já as pesquisas anteriores demonstraram que o atual mandatário também derrotaria Jair num eventual segundo turno.