Em ação conjunta com a polícia, autoridades do Rio de Janeiro vão investigar criminosos e nova forma de fazer dinheiro, já citada no MyNews
O MyNews conversou com o Secretário de Segurança do Rio de Janeiro há quase duas semanas, e ele revelou um novo formato de tráfico de dinheiro, onde os próprios criminosos que roubavam os carros ligam para as seguradoras e cobram o resgate.
O Ministério Público do Rio de Janeiro informou que denúncias foram oferecidas à Justiça pela 3ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial do Núcleo de Nova Iguaçu, por casos distintos nos quais os criminosos utilizaram um modus operandi semelhante para lucrar com os roubos: a negociação de valores com “seguradoras” em troca do resgate dos veículos roubados. O MP prometeu investigar os casos.
Aliás, a Promotoria afirmou que a atuação dessas quadrilhas contribuiu para o aumento nos roubos de veículos no Grande Rio no ano passado. O crescimento dessa prática também teria impulsionado um aumento expressivo na recuperação de veículos roubados. Em Nova Iguaçu e Duque de Caxias, o número de veículos recuperados subiu 30% em 2024, enquanto em Belford Roxo o aumento foi de 117%.
VEJA MAIS: Exclusivo: Roubo, resgate e lucro: O novo esquema que movimenta milhões no Rio; Confira números
“Por que se utiliza tanto uma arma de guerra para roubar um carro no Rio de Janeiro? Porque isso também virou um negócio. No ano passado, observamos um índice alto de roubos de carros, mas também inúmeros veículos recuperados. Isso chamou a atenção. No passado, os criminosos desmontavam os carros roubados, vendiam as peças, clonavam os veículos ou os enviavam para outros estados. Hoje, porém, surgiu uma nova figura: o ‘rei do resgate’”, explicou o Secretário Victor, em entrevista exclusiva para o MyNews.
O MyNews procurou o posicionamento do Ministério Público, que respondeu por meio de nota. A Susep também respondeu ao nosso pedido. Confira a seguir.
“A Promotoria ressalta que a atuação desse tipo de quadrilha contribuiu significativamente para o aumento de 68% nos roubos de veículos na região em 2024, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Além disso, a prática de negociar a devolução dos automóveis roubados tem incentivado novos crimes de roubo de automóveis e explica o crescimento expressivo no número de veículos recuperados em 2024, que registrou um aumento de 30% em Nova Iguaçu e Duque de Caxias, e de 117% em Belford Roxo”, diz um trecho da nota do MP.
Nota completa: https://www.mprj.mp.br/visualizar?noticiaId=170505
Reiteramos que a atuação de organizações criminosas em roubo e furto de veículos e a ocorrência de práticas ilegais associadas ao pagamento de resgates de veículos roubados são questões de segurança pública, que são de competência dos órgãos de segurança pública, para os quais a Susep está à disposição, sempre que requisitada.