Buraco do Lume, reduto onde o PSOL mantém tradição de diálogo O deputado Chico Alencar, ontem, no Buraco do Lume, local onde o PSOL presta conta e dialoga com a sociedade ! Fotos: Leonardo Cardoso/MyNews CAIXOTE E MICROFONE

Buraco do Lume, reduto onde o PSOL mantém tradição de diálogo

tradicionalmente sua prestação de contas às sextas-feiras, no Centro, do Rio de Janeiro e MyNews foi conferir o ato

Há pelo menos 20 anos, o PSOL realiza tradicionalmente sua prestação de contas às sextas-feiras, no Buraco do Lume, no Centro do Rio de Janeiro. Parlamentares de Brasília, da Alerj e vereadores participam do ato, com o público que comparece e interage sobre os assuntos da semana. Nesta sexta-feira (23), o MyNews esteve presente.

Com folhetos, faixas e adesivos que expressam suas lutas e bandeiras, o PSOL mantém esse ato há duas décadas, em um espaço que abriga uma estátua de Marielle Franco. Segundo o deputado federal Chico Alencar, o nome “Lume” surgiu de uma tentativa frustrada de venda de um terreno de quase 3.000 m², parte de uma área pública, pelo antigo Banco do Estado da Guanabara (BEG). O Grupo Lume, interessado na compra, nunca pagou pelo espaço. A empresa, já extinta, chegou a escavar o local, mas faliu — um dos muitos negócios obscuros da ditadura. O terreno permaneceu anos cercado por tapumes e tomado por água, o que motivou o apelido dado pela população.

Buraco do Lume e o PSOL

Chico Alencar foi o único parlamentar presente nesta sexta. Ele prestou contas e falou ao MyNews sobre a importância do local. Atualmente deputado federal em Brasília, Chico já ocupou outros cargos, entre eles o de vereador no Rio de Janeiro.

VEJA: Reimont, o petista que ousou desafiar Quaquá no Rio de Janeiro

Com a ameaça de chuva sobre a cidade, a adesão foi menor que em outras ocasiões. Ainda assim, o PSOL reforça a importância de manter o diálogo com a população, e não somente em períodos eleitorais. Militantes do partido relataram que, em algumas situações, a extrema-direita tenta ameaçar o ambiente, mas não tem conseguido sucesso nos últimos meses.

Materiais do deputado Chico Alencar – foto: Leonardo Cardoso/MyNews

“O povo até hoje chama de Buraco do Lume. Não tem mais buraco, tem uma elevação da qual a gente sobe, fala e conversa. As pessoas vão parando, voltam depois para perguntar. É uma troca saudável, que nos tira dos gabinetes e das articulações do poder legislativo. A gente vai ampliando esse contato, e isso é muito saudável. É claro que, como hoje, quando ameaça chover, eu não falei muito disso, mas carioca não gosta de se molhar. Pouca gente para. Mas em dias mais ensolarados, com uma agenda política mais intensa, junta muita gente. Temos muito orgulho de fazer essa prestação de contas”, disse o parlamentar.

“Se todos os partidos, bancadas e parlamentares fizessem isso, a democracia brasileira estaria mais sólida e substanciosa. Não é só votar e esquecer. Não é ser um candidato tipo a Xuxa: na campanha, beijinho, beijinho; depois, tchau, tchau. É manter uma relação permanente com a população. Uma ouvidoria a céu aberto, uma ágora. Uma prestação de contas que faz bem, sobretudo, para os próprios mandatários e suas equipes”, concluiu Chico ao MyNews.

Confira o depoimento de Chico Alencar ao MyNews

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados