Polícia Civil faz operação para conter avanço do CV após aliança com o PCC Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Polícia Civil faz operação para conter avanço do CV após aliança com o PCC

O foco foi uma rede de lavagem de dinheiro que atende as duas maiores facções criminosas do país.

Uma investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro revelou um grande esquema que movimenta R$ 6 bilhões envolvendo o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção que domina o estado de São Paulo. Segundo o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, esta foi a maior operação já realizada sobre o caso.

PCC e CV atuando juntos

O secretário falou sobre o assunto em entrevista coletiva nesta quinta-feira (10), após a realização de mais uma etapa da Operação Contenção, que contou com a presença conjunta de agentes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Desta vez, o foco foi uma rede de lavagem de dinheiro que atende as duas maiores facções criminosas do país.

Conforme as investigações, o esquema movimentou R$ 6 bilhões em somente um ano. Os criminosos chegaram a criar um banco digital para ocultar os recursos obtidos com o tráfico de drogas. A rede criminosa também utilizava uma espécie de fintechs e intermediadoras de pagamento que operavam sem autorização do Banco Central.

“Essa é a vocação da polícia judiciária, esse é o futuro. Uma investigação que reúne provas robustas sobre toda a movimentação e o poderio financeiro dessas organizações criminosas. É esse dinheiro que viabiliza as ações do Comando Vermelho, que geram pânico. Com esses recursos, compram armas e corrompem autoridades”, afirmou o secretário de Segurança, Victor Santos.

VEJA: Cecília Olliveira analisa o crescimento do tráfico e a falência das políticas de segurança no Rio

Ligações entre o CV e PCC

Os agentes cumpriram 46 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em Franca, interior de São Paulo. Ao todo, 22 empresas estão sob investigação. A Polícia Civil afirma que esta é a maior operação já realizada contra o CV. O núcleo financeiro da facção tem ramificações em São Paulo e ligação direta com o PCC.

Os mandados foram cumpridos nos seguintes locais

RJ: zonas Oeste, Norte e Sul da capital, além de municípios do interior do estado. Entre os endereços estão os complexos da Maré e do Fallet-Fogueteiro.
SP: capital, Região Metropolitana e os municípios de Franca, Praia Grande e Santos.

Por fim, parte da operação busca diminuir a expansão do Comando Vermelho pelo estado do Rio de Janeiro. Algo que vem ocorrendo desde 2020, com retomada de terrítorios e a conquista de outros.

Quer saber mais sobre o MyNews?

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados